Saiba onde comer e beber em Veneza


Como em qualquer outra cidade do planeta, quando chegamos perto dos pontos turísticos, tudo fica mais caro. Para comer em Veneza existem cafés-restaurantes muito famosos na Piazza di San Marco e os preços são exorbitantes! Além de qualquer café, eles também cobram serviços a mais por couvert – a música ao vivo que pode ser ouvida a qualquer hora do dia e da noite tocada por orquestras.

É necessário procurar bastante para não cair no conto dos restaurantes turísticos ruins, onde a comida não satisfaz: a fome, o desejo e a gastronomia de uma cidade. Com o intenso fluxo turístico, algumas pessoas podem acabar comendo mal, pagando caro e passando longe de degustar as reais delícias do lugar.

Atenção! A União Europeia não está permitindo a entrada de turistas provenientes do Brasil.

Leia todos os textos sobre a Itália

Nota do editor: Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior

Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona

Por Mayra Jinjings ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Acesso rápido: Onde comer | O que beber | Tours | Dicas | Por onde começar

Pensando nisso, um pequeno grupo de donos de restaurantes (reais e genuínos ristorati), decidiu criar a Associazione dei Ristoranti della Buona Accoglienza, que conta com doze restaurantes e tem como objetivo principal divulgar os endereços dos quais a culinária faz parte da vida e cultura da cidade. Estes doze estabelecimentos são engajados em cumprir algumas “leis” que garantem um respeito grande com o cliente desde a qualidade da comida até os preços. Além do atendimento, todos estão perto de hotéis e pontos turísticos conhecidos, mas nenhum deles está à vista; o que deixa a atmosfera deles ainda mais veneziana: eles ficam em ruas, vielas ou becos desse labirinto garantindo a tranquilidade e o resgate da gastronomia. 

+ Saiba o que comer na Itália

Além dessa associação, há outros que recomendo como:

Da Fiore

Ele não está entre os doze listados no site acima, mas é considerado o melhor de Veneza pela criatividade dos pratos. O restô é administrado pena família Martin, que seguiu os passos culinários da avó e juntou a sensibilidade particular em misturar sabores não muito comuns com o estilo de criar uma atmosfera muito agradável, que é típica dos netos.

Site

Trattoria Poste Vecie

Onde comer em Veneza: Trattoria Poste Vecie
Trattoria Poste Vecie

É um charme só! Por dentro e por fora. É o restaurante mais antigo de Veneza e, detalhe: foi construído no ano que descobriram o Brasil. O atendimento é típico de restaurantes com diversos pratos e respaldo italiano; nem sempre os clientes entendem isso. Um risotto di pesce pode demorar tempo suficiente (cerca de 20 minutos) para fazer valer a pena no final. Uma ótima experiência!

Site

Vinovino e Antico Martini

Em San marco há mais dois restaurantes que compartem o dono e a mesma cozinha. Sendo que um é mais sofisticado que o outro. O VinoVino é típico veneziano com uma comida gostosa e simples e possui dois ambientes: um mais clássico, e à moda antiga, e outro romântico que fica nos jardins. O irmão famoso e mais sofisticado do Vinovino é o Antico Martini construído em 1720. Eu sugiro ficar no terracinho que dá de cara pra praça do teatro Fenice.

Pra beber ao entardecer

Bellini

Mudando um pouco do rumo da gastronomia para lugares mais entusiasmados, em Veneza há o Bellini – uma bebida que foi inventada pelo dono do Harry’s Bar – e dizem que só é autêntica se for feita por lá devido aos pêssegos da região. Este lugar foi frequentado por figuras como Hemingway, Orson Welles, Chaplin e Capote. Tornou-se conhecido por inventar pratos e drinks deliciosos. Vale a pena visitar para provar o Bellini e o carpaccio, bem diferente do que nós estamos acostumados.

Bacaros

Uma dica aos fãs de boteco: sigam os venezianos e vão aos bacaros, são equivalentes aos pubs. “Equivalentes” entre aspas, já que eles tem diferença: eles servem vinhos e os aperitivos, chamados de cicheti, são cortesia da casa. Eu tive a sorte de “me perder” por Veneza e achar um destes, o Cantinone Gia Schiavi.

Spritz

Chama atenção pela cor e pela quantidade de pessoas que bebem esse drink laranja no final de tarde. Spritz é um aperitivo alcoólico, que em alemão significa “splash”/”sparkling”, originado em Veneza quando ainda era território austro-húngaro. À base de vinho, muito comum no norte da Itália, na região de Veneto e áreas ao redor, é preparada com prosecco e algum licor mais amargo como o Aperol ou Campari. Adicionado ao drink, bastante gelo, uma rodela de limão, laranja ou uma azeitona.

Spritz no final de tarde
Spritz no final de tarde

O que posso dizer é que esta bebida em Veneza é um verdadeiro ritual popular que envolve os jovens e os mais velhos sendo o mais consumido aperitivo e, assim, tornou-se um real meio para a socialização e um grande símbolo da atmosfera bem-educada italiana.

Fazendo amigas com Spritz
Fazendo amigas com Spritz

Eu experimentei o Spritz e aprovei, além de comprovar que é mesmo um ótimo meio de socializar. Fiz amigas italianas que também bebiam a mesma coisa. Salute!

^ Voltar início ^

Tours e experiências

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

Tome Nota para comer em Veneza

Se não quiser gastar muito, nos bairros de Dorsoduro e Cannaregio ficam os típicos restaurantes desconhecidos. Onde come-se muito bem e barato.

A especialidade culinária de Veneza são os mariscos e acho que já é de se imaginar – a cidade é rodeada por água!

Ainda assim, existem diversas carnes e massas maravilhosas nos restaurantes. Não há como se preocupar! 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar chip de celular e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ITÁLIA » VENEZA » Saiba onde comer e beber em Veneza
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é banner-italia-trem.jpg
Mayra Jinkings

Mayra Jinkings, em algum lugar entre a turista e a turismóloga, uniu o amor ao desbravamento de cidades ao amor pela escrita. Sente paixão pelo desconhecido e viaja sempre que pode, ainda que seja para a cidade mais próxima. Autora do O seu guia amigo de Barcelona.

3 Comentários

  1. Estava procurando locais para comer em Veneza e super adorei sua dica amanha vou tentar aplica-la! Hoje eu comi em restaurante perto da praça San Marco que se chama Beppino. Fica na Calle Larga S.Marco e apesar de ser um local perto de uma atracao turistica, eu achei os preços bem bacanas diferente dos outros restaurantes na mesma regiao O atendimento é fantastico! Sao todos muito simpaticos desde o atendente da porta ate o cozinheiro. Com toda certeza se voce vai a Veneza vale a pena conhecer esse restaurante porque alem da comida ser muito boa, o atendimento é fantastatico! Alem disso, eles falam varios idiomas e sao super queridos com brasileiros. Super recomendo a todos que buscam restaurantes de boa qualidade em Veneza! Infelizmente, ja comi em outros restaurantes aqui que realmente tinham qualidade ruim e/ou atendimento pessimo. Mas com o restaurante Beppino foi só alegria!

  2. Oi Mayra,

    Boa dica a da Associazione della Buona Accoglienza.
    Na segunda vez que estive em Veneza cheguei, folheto da Associazione em punho, ao Il Nuovo Galeon, e foi uma das melhores refeiçoes que fiz por la. Ainda me lembro dos mexilhões…
    Você esteve em algum dos restaurantes?

    Abraço,
    Deb

    • Oi, Deb,

      Que bom que tu gostaste.

      Eu fui! Fui jantar no Alle Testiere e foi incrível. Fui sozinha e acho que a experiência ainda ganhou um sabor diferente. Prestei atenção em cada detalhe do restaurante, da relação com a comida, das pessoas. Inesquecível 🙂

      Da próxima vez experimento Il Nuovo Galeon.

      Um abraço,

      Mayra

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It