Como em qualquer outra cidade do planeta, quando chegamos perto dos pontos turísticos, tudo fica mais caro. Existem cafés-restaurantes muito famosos na Piazza di San Marco e os preços são exorbitantes! Além de qualquer café, eles também cobram serviços a mais por couvert – a música ao vivo que pode ser ouvida a qualquer hora do dia e da noite tocada por orquestras.

[tab][tab_item title=”” open=”true”]Siga @blogterritorios no InstagramSiga no Instagram
Leia todos os artigos sobre a Itália
Compre ingressos pra Veneza na Get Your Guide[/tab_item][/tab]

É necessário procurar bastante para não cair no conto dos restaurantes turísticos ruins, onde a comida não satisfaz: a fome, o desejo e a gastronomia de uma cidade. Com o intenso fluxo turístico, algumas pessoas podem acabar comendo mal, pagando caro e passando longe de degustar as reais delícias do lugar.

Onde comer em Veneza

Pensando nisso, um pequeno grupo de donos de restaurantes (reais e genuínos ristorati), decidiu criar a Associazione dei Ristoranti della Buona Accoglienza, que conta com doze restaurantes e tem como objetivo principal divulgar os endereços dos quais a culinária faz parte da vida e cultura da cidade. Estes doze estabelecimentos são engajados em cumprir algumas “leis” que garantem um respeito grande com o cliente desde a qualidade da comida até os preços. Além do atendimento, todos estão perto de hotéis e pontos turísticos conhecidos, mas nenhum deles está à vista; o que deixa a atmosfera deles ainda mais veneziana: eles ficam em ruas, vielas ou becos desse labirinto garantindo a tranquilidade e o resgate da gastronomia. O site desta máfia da culinária é VENEZIA RISTORANTI.

Outros Restaurantes

DA FIORE

Ele não está entre os doze listados no site acima, mas é considerado o melhor de Veneza pela criatividade dos pratos. O restô é administrado pena família Martin, que seguiu os passos culinários da avó e juntou a sensibilidade particular em misturar sabores não muito comuns com o estilo de criar uma atmosfera muito agradável, que é típica dos netos.

Onde comer em Veneza: Trattoria Poste Vecie
Trattoria Poste Vecie

TRATTORIA POSTE VECIE

É um charme só! Por dentro e por fora. É o restaurante mais antigo de Veneza e, detalhe: foi construído no ano que descobriram o Brasil. O atendimento é típico de restaurantes com diversos pratos e respaldo italiano; nem sempre os clientes entendem isso. Um risotto di pesce pode demorar tempo suficiente (cerca de 20 minutos) para fazer valer a pena no final. Uma ótima experiência!

 

Beber ao entardecer

BELLINI

Mudando um pouco do rumo da gastronomia para lugares mais entusiasmados, em Veneza há o Bellini – uma bebida que foi inventada pelo dono do HARRY’S BAR – e dizem que só é autêntica se for feita por lá devido aos pêssegos da região. Este lugar foi frequentado por figuras como Hemingway, Orson Welles, Chaplin e Capote. Tornou-se conhecido por inventar pratos e drinks deliciosos. Vale a pena visitar para provar o Bellini e o carpaccio, bem diferente do que nós estamos acostumados.

 

BACAROS

Uma dica aos fãs de boteco: sigam os venezianos e vão aos bacaros, são equivalentes aos pubs. “Equivalentes” entre aspas, já que eles tem diferença: eles servem vinhos e os aperitivos, chamados de cicheti, são cortesia da casa. Eu tive a sorte de “me perder” por Veneza e achar um destes, o CANTINONE GIA SCHIAVI.

SPRITZ

Chama atenção pela cor e pela quantidade de pessoas que bebem esse drink laranja no final de tarde. Spritz é um aperitivo alcoólico, que em alemão significa “splash”/”sparkling”, originado em Veneza quando ainda era território austro-húngaro. À base de vinho, muito comum no norte da Itália, na região de Veneto e áreas ao redor, é preparada com prosecco e algum licor mais amargo como o Aperol ou Campari. Adicionado ao drink, bastante gelo, uma rodela de limão, laranja ou uma azeitona.

Spritz no final de tarde
Spritz no final de tarde

O que posso dizer é que esta bebida em Veneza é um verdadeiro ritual popular que envolve os jovens e os mais velhos sendo o mais consumido aperitivo e, assim, tornou-se um real meio para a socialização e um grande símbolo da atmosfera bem-educada italiana.

Fazendo amigas com Spritz
Fazendo amigas com Spritz

Eu experimentei o Spritz e aprovei, além de comprovar que é mesmo um ótimo meio de socializar. Fiz amigas italianas que também bebiam a mesma coisa. Salute!

Tome Nota

Em San marco há mais dois restaurantes que compartem o dono e a mesma cozinha. Sendo que um é mais sofisticado que o outro. O VinoVino é típico veneziano com uma comida gostosa e simples e possui dois ambientes: um mais clássico, e à moda antiga, e outro romântico que fica nos jardins. O irmão famoso e mais sofisticado do Vinovino é o ANTICO MARTINI construído em 1720. Eu sugiro ficar no terracinho que dá de cara pra praça do teatro Fenice.

Se não quiser gastar muito, nos bairros de Dorsoduro e Cannaregio ficam os típicos restaurantes desconhecidos. Onde come-se muito bem e barato.

A especialidade culinária de Veneza são os mariscos e acho que já é de se imaginar – a cidade é rodeada por água!

Ainda assim, existem diversas carnes e massas maravilhosas nos restaurantes. Não há como se preocupar! 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Author Mayra Jinkings

Mayra Jinkings, em algum lugar entre a turista e a turismóloga, uniu o amor ao desbravamento de cidades ao amor pela escrita. Sente paixão pelo desconhecido e viaja sempre que pode, ainda que seja para a cidade mais próxima. Autora do O seu guia amigo de Barcelona.

3 Comentários

  1. Estava procurando locais para comer em Veneza e super adorei sua dica amanha vou tentar aplica-la! Hoje eu comi em restaurante perto da praça San Marco que se chama Beppino. Fica na Calle Larga S.Marco e apesar de ser um local perto de uma atracao turistica, eu achei os preços bem bacanas diferente dos outros restaurantes na mesma regiao O atendimento é fantastico! Sao todos muito simpaticos desde o atendente da porta ate o cozinheiro. Com toda certeza se voce vai a Veneza vale a pena conhecer esse restaurante porque alem da comida ser muito boa, o atendimento é fantastatico! Alem disso, eles falam varios idiomas e sao super queridos com brasileiros. Super recomendo a todos que buscam restaurantes de boa qualidade em Veneza! Infelizmente, ja comi em outros restaurantes aqui que realmente tinham qualidade ruim e/ou atendimento pessimo. Mas com o restaurante Beppino foi só alegria!

  2. Oi Mayra,

    Boa dica a da Associazione della Buona Accoglienza.
    Na segunda vez que estive em Veneza cheguei, folheto da Associazione em punho, ao Il Nuovo Galeon, e foi uma das melhores refeiçoes que fiz por la. Ainda me lembro dos mexilhões…
    Você esteve em algum dos restaurantes?

    Abraço,
    Deb

    • Oi, Deb,

      Que bom que tu gostaste.

      Eu fui! Fui jantar no Alle Testiere e foi incrível. Fui sozinha e acho que a experiência ainda ganhou um sabor diferente. Prestei atenção em cada detalhe do restaurante, da relação com a comida, das pessoas. Inesquecível 🙂

      Da próxima vez experimento Il Nuovo Galeon.

      Um abraço,

      Mayra

Deixe seu recado, escreva algo

Pin It