EXPERIÊNCIAS

Conheça os bairros de Montevideo a pé


Como toda a grande cidade, o trânsito pode ser um problema na capital do Uruguai. É complicado encontrar estacionamento e, mesmo com um mapa, é fácil errar o caminho. Por isso, vale descobrir diferentes formas de explorar a cidade e a minha preferida é a pé. O centro e os bairros de Montevideo estão interligados por pequenas e planas distâncias carregadas de surpresas. E quando bater o cansaço não vão faltar bancos e ambientes agradáveis para descansar. A minha dica é parar e observar todas as vitrines e portas que julgar interessante, dessa forma, descubro tesouros em forma de lojas e cafés.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

Pegue as dicas para viajar de carro

Conta internacional é a melhor forma de levar dinheiro e aproveitar os benefícios ao turista.

Bairros de Montevideo para quem gosta de caminhar

Catedral Metropolitana
Catedral Metropolitana na Ciudad Vieja
receba dicas do Uruguai por e-mail

Na Ciudad Vieja

Caminhe pelas ruas mais movimentadas como Perez Castellanos e Sarandi, mas não deixe de se perder pelas paralelas e transversais durante o dia. Aprecie o Rio da Prata entre as Ramblas República Argentina e República del Peru. Ali pode entrar ou passar na frente de construções históricas como a Catedral Metropolitana, Mercado del Puerto, Teatro Sólis e diversos museus.

Para quem aprecia história e antiguidades, recomendo parada no Palácio Tarranco (1908). A residência deu lugar ao belo e gratuito Museu das Artes Decorativas. Dos mesmos arquitetos de construções francesas famosas como Arco do Triunfo e Petit Palais, em Paris. Entre os destaques, obras de artistas clássicos como Velázquez. A coleção exibe o modo de vida nobre na Montevideo dos séculos XIX e XX, incluindo decoração e móveis originais do próprio Palácio de Tarranco. O subsolo ainda traz um acervo arqueológico internacional com peças de mais de quatro mil anos.

Prefere caminhar em grupo? Entre neste walking tour pelo bairro.

Puerta de la Ciudadela fica entre os bairros de Montevideo
Puerta de la Ciudadela fica entre os bairros de Montevideo

No Centro

Atravesse a Puerta de la Ciudadela (ruína de uma muralha de 1742 separa o centro da Ciudad Vieja), olhe para cima e para dentro da Plaza Independencia. Ali estão o Mausoléu do General Artigas, o Palácio Salvo e a Avenida 18 de Julio. Continue pela avenida para ver todo o tipo de comércio até o Mirador da Intendência de Montevideo.

Palácio Salvo e o túmulo de Artigas
Palácio Salvo e o túmulo de Artigas

O Palácio Salvo já foi o prédio mais alto da América do Sul e continua sendo o maior em Montevideo. Foi construído na década de 1920 e tem um irmão projetado pelo mesmo arquiteto em Buenos Aires. A princípio, é para ser observado por fora, mas na onda de alugar hospedagem com experiência, encontrei alguns apartamentos disponíveis no Booking.com. Tatiana, também autora aqui no site, se hospedou ano passado e adorou.

A avenida 18 de Julio é onde se concentram a maior variedade em comércio e os preços mais populares. É ótima para comprar artigos em couro como a marca Gallarate Zapatos. Fabricante de sapatos costurados à mão, bonitos e feitos para durar anos. Encontre no número 1339.

Nas manhãs de domingo tem o mercado de pulgas chamado Feira Tristán Narvaja, lugar para encontrar de tudo um pouco. Tem plantas, remédios, comida, peças de colecionador, artesanato e objetos curiosos. É fácil achar a movimentação na rua Tristán Narvaja e arredores.

Não deixe de subir no Mirador Panorámico de la Intendencia de Montevideo em horários diferentes, é grátis! O belo visual para o Rio da Prata começa no elevador panorâmico e amplia para 360 graus da capital ao alcançar o terraço. Uma cafeteria com música ao vivo nos finais de tarde te espera e pode explorar cada canto do mirante pelas lunetas ou olho nu. Os prédios são identificados por adesivos nos vidros e tem QR-code com explicações.

Mirante com luneta para ver os bairros de Montevideo do alto
Mirador Panorámico de la Intendencia de Montevideo

Tem um free tour bem avaliado na Civitatis.

Entre os bairros de Montevideo: Cordón e Palermo

Seguir pela 18 de Julio até a Constituyente e entrar na Boulevard España exibe um cotidiano pouco turístico e cheio de achados na arquitetura antiga e rotina da capital. O percurso leva até Punta Carretas ou Parque Rodó. Antes circule pelas transversais e almoce no Mercado Ferrando, ambiente agradável para passar horas bebendo ou comendo, mas também para compras na livraria ou na loja especializada em cozinha e churrasco, entre outros estabelecimentos. Era uma fábrica de móveis restaurada com cuidado para manter a estrutura original de 1878. Outra parada que pode incluir um lanche na cafeteria aconchegante é Livraria Escaramuza, um prédio de 1903 preservado com muita cultura por meio de eventos culturais e livros. Preste atenção nos detalhes da arquitetura, dos vitrais, as portas e azulejos.

Rua arborizada nos bairros de Montevideo
Cheio de ruas arborizadas para ver o cotidiano dos uruguaios

Aproveite que o Uruguai é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu. Saiba como.

R$57

Botão para comprar guia Uruguai de Carro com as formas de pagamento

Se prefere todo o conteúdo para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Uruguai de Carro.

Uruguai de Carro
Viaje para o Uruguai de Carro e pegue todas as dicas aqui no Territórios

Em Punta Carretas

Castelo Pittamiglio no bairro Punta Carretas
Castelo Pittamiglio

O bairro está cheio de lojas, cafés e restaurantes descolados em todas as estações do ano. Tem ainda o Parque Rodó com churros deliciosos; o Farol de Punta Brava com opção de ver a cidade do alto; o Parque de las Instrucciones del Año XIII e lugares interessantes para compras como a alternativa Feirinha da Villa Biarritz, o shopping Punta Carretas e vários antiquários. E das Ramblas pode ver a Ciudad Vieja no horizonte. Quase chegando a Pocitos, um prédio de tijolos com uma réplica da Vitória de Samotrácia (uma das mais importantes obras em exibição no Museu do Louvre em Paris) na fachada, vai chamar a sua atenção. É o Castelo Pittamiglio, um museu contando a história do seu morador ilustre e curiosidades sobre a alquimia, afinal foi idealizado pelo arquiteto e alquimista Humberto Pittamiglio.

Vendedor de souvenir em frente ao letreiro, destaque entre bairros de Montevideo
Letras em Pocitos

No bairro Pocitos

O local da praia mais famosa de Montevideo é onde o agito se concentra no verão. Fica ao lado e segue o mesmo estilo de Punta Carretas. Além da rambla, se perca pelas ruas arborizadas de propósito ou siga pela Boulevard España para um cotidiano menos turístico dos moradores.

Na Rambla Republica del Peru está o famoso letreiro com a palavra Montevideo. Costuma ser branco e ganha cores em tempos de celebração. Na Copa do Mundo ficou celeste para homenagear seus jogadores e no carnaval estava super colorido. Apenas tenha paciência com as crianças e turistas aparecendo na sua foto ou vá em março durante a semana para ser só você e um vendedor de souvenir.

Percorra as Ramblas

Pôr do sol na Rambla Gran Bretaña, umas das várias ramblas entre os bairros de Montevideo
Pôr do sol na Rambla Gran Bretaña

As Ramblas tão mencionadas neste texto são as avenidas beirando as curvas e recortes do rio da Prata até os limites da cidade. Vale a caminhada a qualquer hora do dia, partindo da Ciudad Vieja até Carrasco ou o inverso. Porém, parte do centro histórico está descuidada e deve ser evitada quando houver pouco movimento, a partir da Rambla República Argentina parece mais seguro. A arquitetura vai ficando mais moderna em Punta Carretas e Pocitos até ostentar em Carrasco, a parte rica que rende uma bela vista de Montevideo.

Se parecer um trajeto muito longo, faça aos poucos e intercale com outros meios de transporte. É bastante fácil andar de ônibus, em muitas paradas há placa dizendo quais passam por ali e qual o trajeto. Além dos residentes serem prestativos e educados na hora de dar a informação. Pegue as dicas essenciais no texto Destino Montevideo.

Rambla no verão em Montevidéu
Rambla de Punta Carretas

Se estiver perto do horário do pôr do sol, escolha um desses pontos para apreciar o espetáculo no Rio da Prata: Farol de Punta Brava, Rambla Wilson Carretas, Rambla Gran Bretaña e Playa Ramírez. No farol ainda terá a oportunidade de ver a orla a 19 metros de altura desde o final da manhã até o início da noite.

Mapa com os bairros de Montevideo

Use este mapa para organizar suas próprias rotas, mas se fizer alguma descoberta, volte aqui para me contar, combinado?

Tome Nota bairros de Montevideo

Ficou cansado só de pensar em caminhar? Existe um tour de carro com alguma caminhada. Veja no link.

Hotel em Montevideo: Puerto Mercado Hotel possui excelente custo benefício para quem busca conforto e localização central. Decorado em estilo clean e moderno em meio às construções antigas e mofadas da Ciudad Vieja. Os quartos são individuais ou de casal (standard ou king size) e tem opção para pessoas com mobilidade reduzida. Possui ar condicionado, frigobar, WiFi grátis e computador disponível no lobby.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » URUGUAI » MONTEVIDÉU » Conheça os bairros de Montevideo a pé
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment