Sabia que alguns dos passeios mais famosos de João Pessoa são na vizinha Cabedelo? O município fica ao lado, entre o rio Paraíba, o bairro Bessa e o Oceano Atlântico, com vista para toda a orla da capital e seus prédios. Fui passear por ali algumas vezes e me hospedei uma noite para sentir o clima, deixo minhas impressões.
Acesso rápido: Impressões | O que fazer | Tours | Onde comer | Onde dormir | Quando ir |
Cabedelo e seus atrativos naturais e culturais
Estava pensando em sair caminhando sem rumo pelas praias de João Pessoa e ouvi os meninos combinando de surfar no dia seguinte. Então fiquei curiosa sobre o local porque ainda não tinha visto ondas por ali. Enquanto um dizia ir de bicicleta, os outros preferiam transporte por aplicativo e perguntei o local exato para ver se podia ir a pé. Fica em Cabedelo, em frente ao Bar do Surfista, disse o ciclista recomendando a caminhada de cerca de 9 km pela areia.
Assim foi e no almoço de sábado estava lá com eles com receio de entrar no mar pela violência das ondas quebrando em cima da areia. Mas é só um trecho, a maior parte do litoral de Cabedelo é uma lagoa morna de um tom esverdeado hipnotizante. As praias são menos urbanas com bastante vegetação nativa e local de desova de tartarugas. Ao contrário do imaginado, a proximidade da foz do rio Paraíba não interfere na cor do mar em Cabedelo, até achei mais bonita que em João Pessoa.
Bairros e praias
Intermares é o bairro mais movimentando e com estrutura de serviços, assim como a Praia do Jacaré nos finais de tarde. Todos os outros são tranquilos, pelo menos no outono. Moradores disseram ser a Praia da Formosa o point do carnaval e que toda Cabedelo fica agitada nos meses de férias. Inclusive, a casa de praia de alguns moradores de João Pessoa é em Cabedelo.
Me hospedei na Praia de Camboinha, em frente à famosa ilha de Areia Vermelha, entre os melhores atrativos da região, e caminhei bastante pela beira do mar e até duas quadras da praia. Perto da rodovia talvez não fosse tão seguro, alertaram os moradores. No geral me senti segura mesmo andando a noite.
As outras praias são: Praia do Poço, Praia de Miramar, Ponta de Campina, Praia Ponta de Matos, Praia de Areia Dourada e Areia Vermelha.
O que fazer em Cabedelo
Além de surfar e caminhar pelas 10 praias, há restaurantes bem mais econômicos que João Pessoa e os atrativos mais conhecidos oferecidos pelas agências de turismo.
Pôr do sol na praia do Jacaré
A principal atração turística de Cabedelo é o Por do Sol na Praia do Jacaré. Enquanto o sol baixa entre os manguezais e colinas nas margens do Rio Paraíba, Jurandy do Sax faz sua apresentação clássica do “Bolero de Ravel”, executado desde 1980, a bordo de um barquinho. O objetivo diário é coincidir o último raio de sol com a nota final da música e encantar centenas de turistas.
O local tem várias lojas de artesanato, barraquinhas de comida, bancos de praça e restaurantes para chegar cedo e pegar o melhor lugar na hora do show. Pode ficar encostado na mureta sem pagar nada ou contratar um lugar nos barcos que chegam mais perto do músico. Eu fiquei na mureta e achei bom, Jurandy ficava circulando entre os barcos e a mureta para todos os expectadores conseguirem ver de perto a sua performance.
O espetáculo ocorre diariamente às 17h e continua com outros músicos se apresentando nos mini palcos em frente ao rio.
Areia Vermelha
O passeio mais lindo de Cabedelo é passar a manhã no Parque Estadual Marinho de Areia Vermelha. Um banco de areia protegido das ondas por uma barreira de corais visível somente na maré baixa. O nome é pelo tom do solo, mas está mais para laranja do que vermelho.
Além de aproveitar o banho de mar maravilhoso e mais refrescante que na orla, pode apreciar fauna e flora marinha e a vista para a capital João Pessoa. Mas lembre-se de estar em um ecossistema delicado, não pise nos corais, prefira os caminhos de areia pela proteção sua e deles. Corais tem toxinas que demoram para curar quando nos cortamos e eles morrem quando pisoteados.
A dica é chegar cedo porque a tendência é lotar, principalmente nos finais de semana. Meu barco contratado no site Civitatis foi o primeiro a chegar e deu tempo de circular com tranquilidade e observar a movimentação. Os turistas vão chegando ao longo do dia de pedalinho, caiaque, jet ski, lancha e catamarãs.
Alguns vendedores ambulantes oferecem petiscos e bebidas, no meu caso, o barco tinha bar e ao final do passeio tínhamos mesas reservadas para o almoço antes de pegar o ônibus de volta ao hotel. Neste dia estava hospedada em João Pessoa e foi certeiro porque a maré subiu nos dias que me hospedei em Cabedelo. O único jeito de fazer o passeio na maré alta é contratar mergulho com cilindro e não terá o banco de areia.
Caminhada entre João Pessoa e Cabedelo
A caminhada é simples, mas exige preparo físico, protetor solar fator 50 ou mais, muita água e só deve ser feita na maré baixa. Alguns trechos podem ficar inacessíveis pela areia conforme a maré e o caminho ficaria mais longo fazendo desvios pela rua mais próxima. Entre o início de Manaíra até o final de Bessa, em João Pessoa, pode ir pelo calçadão, então deve descer para areia e passar por alguns trechos de pedras irregulares até Intermares. A volta melhor por aplicativo e leva 15 minutos, já a ida teve alguns mergulhos no mar, fotos e várias águas de coco em mais de 2 horas caminhando… Eu acho que valeu a pena, e você?
Em outro dia fiz o percurso oposto, entre Intermares e a Praia de Camboinha, por cerca de 5 km e a maré fez eu desviar algumas vezes passando por dentro de propriedades e ruas paralelas.
A parte histórica
Essa ficou de fora do meu roteiro por Cabedelo, mas recomendo ficar mais um dia hospedado na cidade para ter oportunidade de explorar a Fortaleza de Santa Catarina (1586) e ver o Farol da Pedra Seca (1869) desde a praia de Miramar. Os dois ficam próximos ao Porto de Cabedelo e foz do rio Paraíba.
Onde comer em Cabedelo
Aproveite os ingredientes frescos e preços justos com vista para o mar. Para ter uma ideia, enquanto o coco custa 5 reais na praia mais movimentada de João Pessoa, em Cabedelo custa R$ 2,50 e pode pagar com PIX.
Bar do Surfista serve um caldinho de camarão com leite de coco super gostoso e peixes feitos na hora. Recomendo o Cioba, o peixe regional saboroso pode ser assado acompanhado por salada, macaxeira, arroz, farofa e feijão verde muito bem servido. Alimentou três mulheres famintas após a longa caminhada e custou apenas R$ 60 (em abril de 2022) servido a sombra de coqueiros na beira da praia.
Onde: é um trailer geralmente estacionado perto da escola de surf e dos equipamentos de ginástica de Intermares.
Gigante do Mar é um restaurante grande com variedade de pratos com frutos do mar, redes, playground para os pequenos e muita sombra na beira da praia.
Onde: no local de saída dos barcos para Areia Vermelha, na Praia de Camboinha.
Em frente tem uma barraca que recomendaram como o melhor caldinho de camarão de Cabedelo.
Restaurante Camarão do Poço fiquei só na vontade de sentar naquela varanda com as ondas batendo no muro, mas não sobrou tempo.
Onde: rua Luna Pedrosa, 135, Ponta de Campina.
Onde se hospedar em Cabedelo
Camboinha Beach Flat hospeda até 4 pessoas com total acessibilidade para cadeirante porque foi planejado por Paulo Marques que sente na pele as necessidades de quem tem dificuldade de locomoção. Inclusive, ele é o responsável por criar um caminho acessível passando pela vegetação e areia até chegar ao mar e tem várias ideias para continuar melhorando. A localização é apenas 70 metros da beira-mar.
A propriedade dispõem de três flats novos, no térreo, equipados com utensílios de cozinha, ar condicionado, TV com aplicativos, WiFi e sofá-cama. Tudo com muito conforto e limpeza impecável. O jardim tem área gourmet com churrasqueira, piscina aquecida e vaga na garagem, além disso, os anfitriões do AirBnb moram no andar de cima e são prestativos. Inclusive, se disser que pegou a dica aqui no Territórios ao chegar, Paulo garante devolver 5% do valor da sua hospedagem.
O mercado fica cerca de 1 km distante e foi tranquilo ir a pé assim como o acesso pela rodovia é super rápido até João Pessoa. Já na beira da praia tem algumas opções de restaurantes e barracas por ser em frente ao famoso ponto turístico Areia Vermelha.
Se estiver lotada ou preferir outras opções, são 89 acomodações no Booking.com entre flats, hotéis e casas por temporada.
Tome Nota
Passeios pela internet valem até menos que contratar na hora. Embora possa ir direto de onde saem os barcos e pagar menos, deve considerar o transporte até o local. Para uma ou duas pessoas o custo de chamar o aplicativo somado ao passeio fica mais em conta contratando o tour completo com busca e leva no hotel. Como estava sozinha, pude comparar e valeu a pena ter contratado também pelo serviço de guia e organização. Nos feitos por contra própria eu não consegui chegar cedo e aproveitar as oportunidades de fotos com poucos turistas como aconteceu nos tours contratados pela Civitatis.
Cuide a maré para passeios náuticos e caminhadas pela areia, prefira viajar na lua cheia para garantir a maré baixa. Para entender sobre a maré local, procure tábua de marés e organize os passeios baseado nos seus dias e horários. Ela varia e a previsão certeira é feita uma semana antes.
Quando ir
Embora o recomendado seja evitar o período de chuvas (de fevereiro a junho), abril foi ótimo. Nuvens sempre presentes, mas só ameaçavam sem ter caído nenhuma gota nos 18 dias passados na Paraíba. Os locais disseram ser geralmente chuva passageira e boa para refrescar. O lado ruim quando chove é deixar o mar barrento e mexido podendo perder essa cor maravilhosa comparada as praias do Caribe.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
1 Comment
Everything is very open with a clear clarification of the issues. It was really informative. Your site is very useful. Thanks for sharing!