Eu e Leandro escolhemos morar em Perth em 2010. Desde então, a experiência está valendo cada hesitação que tivemos e cada centavo que investimos. A capital é deslumbrante, a beira de um rio que se chama Swan. Como não vai ser linda uma cidade com um rio chamado assim? Swan significa Cisne, e de fato podem ser vistos lindos cisnes negros, flamingos, patos e uma diversidade enorme de pássaros e animais nas bordas dos rios, lagos e nos inúmeros parques e áreas verdes da região.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Perth: a capital mais ensolarada do mundo
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.
Acesso rápido: Impressões | Relato de moradora | Acessibilidade | Clima | Dicas |
Localizada no estado de Western Austrália, há 4,127 km à oeste de Sydney, Perth é considerada a capital mais isolada do mundo (a cidade mais próxima, com mais de 2 milhões de habitantes é Adelaide, há 2,700 km de distância). A cidade e tão remota que é mais perto de Jakarta, na Indonésia do que de Canberra, a capital da Austrália.
Ao mesmo tempo, também é considerada a capital mais ensolarada do mundo, com mais horas de sol do qualquer outra cidade no país, uma brisa refrescante do mar e poucas, mas preciosas chuvas.
Está entre as melhores cidades em qualidade de vida, com a taxa de desemprego baixa, universidades reconhecidas mundialmente, acessibilidade universal, milhares de parques e áreas verdes, praias maravilhosas, paisagens incríveis, entretenimento e diversão ou descanso e tranquilidade para os que preferem a paz…
Embora os percalços, a economia é privilegiada. É baseada, principalmente, na extração de minerais como carvão e ouro. Nas regiões circundantes, há cultivo de vinho, uva e trigo.
Como é morar em Perth
Começamos morando em um apartamento bem pequenininho, de uma peça única, mas com uma localização perfeita, estrategicamente posicionado na frente do rio e perto do centro histórico. Com essa paisagem linda, eu sorria de manhã ao sair de casa e ver o brilho do sol na água…
Construções lindas, elegantes e com clara influência inglesa. De maneira geral os prédios históricos convivem em harmonia com os novos, e é possível observar uma hierarquia de respeito através das cores, alturas, recuos e materiais, provavelmente frutos de uma boa legislação urbana. Estes fatores criam uma paisagem integrada sem ser monótona, bonita aos olhos e agradável de se viver.
Perth é acessível e verde
Uma das coisas que mais chamaram atenção, logo no início, foi a acessibilidade das ruas, calçadas, prédios públicos e estações de trem. O urbanismo e planejamento urbano são temas importantes por aqui, é impressionante como eles valorizam o “pensar na cidade”. A acessibilidade e realmente universal, e é lindo de ver todos circulando livremente pelas ruas. Pelos lugares onde andamos, todas as calçadas têm rampa, piso podotátil (pavimentação especial para deficientes visuais) e sinalização adequada, mesmo fora da região central.
Existem muitos parques e áreas verdes espalhados, com árvores que, pelo tamanho e espessura dos troncos, provavelmente estão ali há muitos anos. As margens do rio e dos córregos são preservadas com pistas de caminhadas, áreas de lazer, e infraestrutura para piqueniques e churrascos.
Grandes campos verdes fazem transição entre a beira do rio e as construções. É comum ver aniversários, festas infantis e até casamentos nos parques públicos. Um dos mais conhecidos é o King’s Park, no alto de uma colina chamada Mount Elisa, com vista espetacular da cidade e onde também fica o Jardim Botânico.
As áreas públicas e de uso comum são utilizadas no sentido literal da palavra (público) e existe um senso comum de preservação e manutenção desses lugares. Esses espaços são bem aproveitados pela população para ler um livro, pegar um sol, praticar esportes ou, simplesmente, para curtir. Os piqueniques são verdadeiros banquetes, com direito a toalha xadrez, cestas de palha e muita comida. Adoramos observar as famílias “piquinicando” e já adotamos este costume saudável também. O mais incrível é a limpeza e organização em que as pessoas deixam a área que utilizaram, é bem verdade que a prefeitura faz a sua parte na manutenção, mas a educação da população também ajuda, e muito.
Como é o clima em Perth
O clima e muito parecido com o do sul do Brasil, com estações bem definidas, um inverno relativamente frio (média entre 8 e 15 graus, mas podendo chegar a zero) e um verão muito quente e seco, de dezembro a março, com temperatura média entre 25 e 28 graus, podendo chegar a 40 ou mais. Considerando tudo isso, as melhores épocas para visitar a cidade são outono e primavera, quando as temperaturas são mais agradáveis para aproveitar o lugar como um todo, das praias aos parques e até dar uma escapada para o deserto, que já pode ter um gostinho há uns 300 km de Perth. Os ventos constantes propiciam os esportes aquáticos como wind, kite surf e caiaque, muitos são os praticantes em Perth.
Por último não poderia deixar de falar da hospitalidade deste povo famoso pelo estilo de vida tranquilo. Eles vêem os estrangeiros com bons olhos, com respeito e admiração pelas mais variadas culturas. Isso faz nos sentirmos acolhidos e bem vindos neste país de oportunidades, aonde tantos sonhos continuaremos plantando…
Tome Nota para morar em Perth
O transporte público é gratuito na região central (eles chamam o centro de city, e não centre). Basta procurar o desenho de um gato nos ônibus que estão circulando. Os Cats, como são chamados aqui, circulam em três linhas (red, yellow e blue). Os mapas com as rotas estão disponíveis nos quiosques de turismo e nas estações de ônibus e de trem.
Descontos especiais são concedidos para estudantes em museus, exposições, shows e transporte publico, apresentando carteirinha.
Diariamente, com exceção dos feriados públicos, são realizadas visitas guiadas partindo de um quiosque de informações turísticas no Centro Histórico. Normalmente, acontecem às 11:00 e às 14:00 horas. Estas visitas têm voluntários como guia, quase sempre aposentados que fazem este trabalho com paixão. Vale a pena reservar um tempo para isso e uma gold coin (uma moeda de um ou dois dólares australianos), termo comumente usado aqui e o pagamento sugerido pelo passeio.
É comum os restaurantes daqui servirem tap water (água da torneira) de graça, basta pedir. Normalmente servem em uma garrafa gelada e vale a pena, se o momento for de economizar. É um hábito da cidade, e é boa para isso, aderimos facilmente ao costume.
Veja mais fotos de Perth:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>
7 Comments
Oi meu filho e minha nora vao agora em janeiro 2020 ele vai a trabalho como engenheiro de.minas . Vão morar ai em Perth
Parabéns! Como vocês descreveram Perth dá uma vontade imensa de conhecer a Austrália.
Muito obrigada, Graça!! Estamos te esperando!!
Grande Loucura!!! Que legal ter notícias suas, cara!! Muito bom saber que voce e sua namorada estão gostando e se dando bem aí na Austrália. Valeu pela dica do blog. Parabéns a sua irmã pela iniciativa e a Juliana pelo ótimo post.
Adoro viajar e essas dicas sempre vëm a calhar. A Austrália está entre os primeiros destinos da lista, já estive aí perto mas infelizmente, não rolou um pit stop em Perth… Quem sabe nas próximas férias…
Grande abraço e sucesso, sempre!!!!!!!!!
Ju que lindos os lugares, que bom que podemos compartilhar isso contigo. Saudade!!
Bjos
Conheci apenas Sydney e já fiquei encantada!! A Austrália é uma país incrível mesmo, imagino que seja um sonho morar neste lugar!
bjs para o casal
Que cidade linda! Deu vontade de ir conhecer a Australia inteira urgente!