Uma jornada pela Austrália Central é explorar atrações naturais únicas e conhecer as raízes da cultura aborígene. Compreender suas fábulas e pinturas (o Dreamtime), ou pelo menos o que eles permitem que a gente saiba. Deixam ver e sentir a terra deles, mas pouco pode ser registrado ou explicado. O povo mais antigo que ainda sobrevive na Terra não tem a palavra escrita e só passa o conhecimento para quem tem responsabilidade suficiente para saber. Nos resta interpretar o deserto vermelho.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Deserto vermelho
O Outback Australiano cobre a maior parte do país. Não tem uma área definida, vai do estado de Queensland, no leste, ocupa todo o Northen Territory e chega na Western Australia, no oeste. É identificado pela terra vermelha onde a agricultura é impraticável em quase toda sua totalidade, somente no cinturão do trigo (na WA) existem plantações. O solo é impermeável e as poucas chuvas, no verão, criam plantas rasteiras e secas. Vegetação que fornece quase toda a estranha dieta e medicina que os aborígenes precisam como formiga com bunda de mel, tomates selvagens, lagarta de árvore, antisséptico, protetor solar, entre outras.
Conhecer o deserto não é uma aventura fácil nem barata. As insuportáveis moscas, o calor, a boca seca, as enormes aranhas e a possibilidade de encontrar algumas das cobras mais venenosas do mundo fazem parte do pacote. Além de ser terra de extremos com temperaturas negativas à noite e podendo chegar aos 50 graus no verão.
Por outro lado, é um privilégio entender a vida simples dos aborígenes, encontrar oásis com resquícios de floresta tropical e presenciar aquelas paisagens tão vermelhas e cheias de significados. Até o céu é diferente, parece ser a sombra da terra deixando um rastro vermelho e roxo ao anoitecer.
Tome Nota Outback
Transporte: como não há transporte público, só existem dois jeitos de fazer turismo por lá: pagar caro pelos tours ou ter um bom carro 4×4. Na segunda opção tem que ter um super espírito de aventura e estar bem equipado, muitos morrem por falta de planejamento e alguns cuidados.
O que levar: leve protetor solar e sempre tenha uma garrafa de água. Caso não saiba se terá água pelo caminho, garanta 3 litros de água por dia. O que mais prejudica as pessoas no Outback é a insolação e a desidratação. Pegue as dicas do que levei para a aventura de 3 dias aqui.
Quando ir: a melhor época é entre abril e outubro para evitar o calor. Algumas atrações até fecham quando está muito quente.
Leia os textos sobre as atrações que conheci no Outback: Alice Springs, Kings Canyon, Uluru, Kata-Tjuta e Palm Valley.
15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
4 Comments
gostei, gostei 😉
😉
eu adorei
Muito legal esta matéria sobre o Outback Australiano. Parabéns!
A Internet brasileira precisa muito de conteúdos interessantes, divertidos e positivos como estes que você está criando.