Há três anos passei rapidamente pelo litoral do Piauí e prometi que voltaria. Ainda não fiquei o tempo desejado, mas um dia e uma noite em Barra Grande só reforçaram a ideia de voltar para uma temporada. Passei por lá em junho e trago mais dicas, desta vez com emoções extras por conta da gastronomia e um detalhe percebido somente por quem acorda bem cedo.
Barra Grande
Barra Grande, no município de Cajueiro da Praia, continua com o mesmo astral tranquilo, rústico e descolado do jeito que conheci. Embora os locais afirmem estar cada ano mais movimentada no réveillon por juntar o feriado com a alta temporada de kitesurf (de julho a janeiro), a visita vale o ano todo para quem prefere fugir das multidões e praticar esportes aquáticos. Quando não há vento, caiaque, stand up padlle e mergulho são as opções incentivadas pelos hotéis pé na areia. Eles vão do luxo ao sustentável oferecendo algo em comum aos hóspedes: relaxamento total ao se deparar com aquele mar azul digno de paraíso.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Conheça a Rota das Emoções
AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade
O movimento noturno se concentra na rua de areia paralela ao mar chamada Pontal da Barra. Ali estão a maioria dos restaurantes, pousadas e quiosques acessíveis em curtas caminhadas. Eu adorei o astral de jantar no Manga Rosa e me deliciei com os camarões preparados pelo Chef da Pousada BGK durante o almoço.
Como foi meu dia em Barra Grande
Passei a tarde curtindo a praia e conversando com pessoas envolvidas com projetos sociais que promovem a prática do kitesurf com a comunidade local. O esporte de elite, pelo alto custo dos equipamentos, ajuda na inclusão social e amplia horizontes dos jovens nativos de Barra Grande. A ONG Projeto Vivo é a responsável por diversas ações.
Depois de aproveitar os mergulhos no mar morno, o pôr do sol proporcionou um belo fim de tarde descontraído entre amigos. E foi o momento mais lotado da praia, afinal, ficou deserta na maior parte do tempo como na visita anterior.
E sobre o detalhe mencionado no início do texto, primeiro aviso ser notívaga, mas em viagens gosto de acordar cedo para aproveitar a melhor luz e as atividades ao ar livre. Para minha surpresa, vi os primeiros raios de sol entrando pela janela do meu quarto na Pousada Manati. Ótimo ver o espetáculo sem precisar sair do quarto, acontece que eu tinha vista para o mar na mesma praia onde vi o pôr do sol no dia anterior! Pois na praia de Barra Grande, pelo menos no mês de junho, é fato o sol nascer e se pôr no mar. A posição não é a mesma, tem uns 300 metros de diferença com uma leve curvatura. Então fica a dica: assista o pôr do sol em frente a Pousada BGK e o nascer em frente a Pousada Manati.
Litoral do Piauí e a Rota das Emoções
Barra Grande é roteiro complementar da Rota das Emoções e foi a nossa parada antes do Delta do Parnaíba. No caminho, ainda visitei outros pontos turísticos da costa do Piauí como a Praia do Macapá, Coqueiro, Lagoa do Portinho e a Árvore Penteada. Todos no município vizinho Luís Correia. E o passeio deixado de lado novamente (por tempo ou proteção ambiental naquele dia), foi o Cavalo Marinho. É oferecido por uma associação de moradores focada em ecoturismo. Por acaso, você já fez? Escreva o que achou para sanar minha curiosidade.
Pousadas em Barra Grande
Pousada Manati
Além da vista para o azul do mar, a minha suíte foi super confortável, no estilo praiano elegante e com limpeza impecável. Está equipada com ar-condicionado, frigobar, TV e amenidades Loccitane. Os quartos com varanda acomodam até 3 pessoas, os demais até 2 pessoas e alguns tem vista para o jardim.
A piscina ganha destaque na propriedade pelo tamanho e vista para o mar. Perfeito para as horas mais quentes do dia. Basta se acomodar nas espreguiçadeiras à sombra e descansar com os pés dentro d’água. E o banho noturno foi super agradável. Também possuí sauna, sala de ginastica, restaurante, estacionamento e parque infantil, conforme avisou o recepcionista.
O café da manhã é um buffet variado com frutas da estação, pães e menu com omelete, torrada e tapioca feitos na hora. Como éramos apenas duas pessoas naquela manhã, serviram um banquete somente na nossa mesa.
Pousada BGK – Barra Grande Kite Camp
São bangalôs e casas de até de três quartos na beira da praia (com e sem vista para o mar). Oferece ar condicionado, varanda com rede, TV e frigobar. Tem escola com guarderia para equipamentos, bar, restaurante, piscina, espaço massagem e estacionamento.
Essas foram as visitadas. Os meus amigos se dividiram entre as hospedagens de Barra Grande e recomendam a Pousada Titas, em frente e dos mesmos proprietários da BGK, com pegada sustentável e Bob Z Boutique Resort indicado para casais mais exigentes.
Bons restaurantes em Barra Grande
Restaurante Manga Rosa
Serve frutos do mar frescos com tempero regional e astral aconchegante. A decoração rústica mistura estilos e os pratos são deliciosos. Adorei as saladas o peixe servidos com manga como ingrediente. Na rua Pontal da Barra, 232.
Bar Pé de Vento
É o restaurante com vista para o mar dentro da Pousada BGK. Local do almoço delicioso com frutos do mar e um cardápio de coquetéis interessantes. Também oferece açaí e sorvete pra refrescar. Na rua Pontal da Barra, 205.
Prove a Cajuína Cristal, a bebida feita de caju típica do nordeste é mais saborosa, menos doce e mais natural quando produzida no Piauí.
Tome Nota litoral do Piauí
Como chegar à Barra Grande: é preciso alugar carro ou contratar transfer porque o aeroporto mais próximo fica em Parnaíba (cerca de 72 km). Outra opção é pela capital Teresina (cerca de 340 km). Os outros destinos da Rota das Emoções – Lençóis Maranhenses (cerca de 200 km) e Jericoacoara (cerca de 179 km) – estão mais perto, e o último tem aeroporto no município vizinho Cruz.
Alugue um carro na Rental Cars.
Esta viagem foi um convite do SEBRAE dos Estados Ceará, Maranhão e Piauí para promover a Rota das Emoções.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
3 Comments
Hi, just wanted to mention, I liked this blog post.
It was practical. Keep on posting!
O passeio do Cavalo marinho é simplesmente fantástico. Se for em lua cheia melhor ainda porque vc volta, sendo levado pela correnteza de vazão da maré apenas apoiado em colete salva-vidas. Super recomendo.
Obrigada pelo depoimento Tatiane, agora tenho que voltar para ter esta experiência!