Com a notícia de novo valor e mudança de validade do passaporte, divulgada na última sexta-feira, resolvi atualizar este artigo. Verifiquei e o procedimento continua o mesmo, mas o valor ficou 65% mais salgado! Por outro lado, ter o dobro de validade facilita muito. Lembro que o meu primeiro documento era válido por 10 anos e sempre reclamei na hora de fazer os dois últimos. Agora também está mais seguro e com capa mais moderna. Veja aa seguir o passo a passo de como tirar o passaporte.
Atualizado em janeiro de 2022
Solicitar um passaporte no Brasil é bem simples e pode ficar pronto no dia seguinte. No entanto, alguns fatores podem complicar como excesso de pedidos e greve dos Correios ou da Polícia Federal. Então quanto maior a antecedência na solicitação, melhor.
Brasileiro, saiba como tirar o passaporte
1. Providencie os documentos necessários
- Cédula de identidade ou de habilitação ou passaporte anterior ou carteira de trabalho;
- Certidão de casamento, se teve o nome alterado;
- Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento – GRU. Será gerada no momento da solicitação;
- Título de eleitor e comprovantes que votou na última eleição;
- Comprovação de quitação do serviço militar obrigatório;
Desde 2018, estes dois últimos ítens serão consultados online na hora do atendimento presencial. Mas é melhor levar para comprovar caso haja algum dado equivocado. E se detectar algo errado, pode solucionar antes do dia agendado.
Dúvidas? Ligue para o telefone 194.
Saiba como tirar o passaporte de emergência. Para menores de 18 anos ou estrangeiros verifique no site da DPF.
2. Solicite a emissão do passaporte
- Preencha o formulário no site da Delegacia da Polícia Federal – DPF (pode aparecer a mensagem site não seguro, aconteceu comigo, então abri o link em outro programa, preenchi e finalizei o processo sem problemas);
- No final da inclusão dos dados será gerada a Guia de Recolhimento da União – GRU;
- Guarde o número de protocolo.
3. Pague a Guia de Recolhimento da União – GRU
- Pague até a data de vencimento. A taxa de concessão de passaporte comum é de R$ 257,25.
4. Faça o agendamento
- Só depois de pagar a taxa, poderá agendar um horário no site da Polícia Federal para a entrega dos documentos.
5. Vá ao posto da Delegacia da Polícia Federal – DPF
- Leve a documentação solicitada (item 1), GRU paga e protocolo de solicitação. Todos impressos.
6. Consulte o andamento
- Veja o andamento do pedido de passaporte no site da DPF ou aguarde receber o email com o aviso. Não enviam links, apenas avisam que já pode ser retirado.
7. A entrega do passaporte
- O passaporte será entregue somente ao titular no horário e local indicado. Leve o documento de identidade e a assinatura do recibo.
Renovar passaporte
Não existe renovação ou prorrogação de passaporte. Quando o prazo de validade acaba é preciso fazer todo o procedimento de novo levando os documentos originais.
Validade do passaporte
Desde o dia 10 de julho de 2015, a validade do passaporte é de dez anos. No entanto, fique atento às exigências dos países que vai visitar ou companhias aéreas que vai voar. Alguns exigem que a viagem seja finalizada 3 ou 6 meses antes do prazo de validade do passaporte. Na dúvida, renove quando restarem seis meses. A Polícia Federal tem enviado e-mails para avisar o vencimento antes de completar os seis meses, mas apenas avisa. Não envia links ou arquivos. Desconfie e não clique em nada se for diferente disso, pode ser vírus.
Tome Nota
Se o destino for Estados Unidos saiba como tirar o visto americano, se for Austrália, pegue as dicas do visto australiano.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
3 Comments
Quanto eo valor pra paga
Oi Marcelo, verifique no site da receita federal
Muito boa essa ideia de disponibilizar informações que ajudem a solicitar o passaporte.