Não houve o sol que eu desejava naquela tarde de outono em Santorini. Muito pelo contrário: o vento frio soprava do Mar Egeu e havia nuvens carregadas que se alastravam pelo céu fazendo entardecer antes do tempo.
O meu pai se encontrava dormindo, no quarto do hotel. Estávamos cansados: era o décimo oitavo dia de uma viagem pelo Marrocos, Espanha, Romênia e a Grécia. Porém, naquele momento, a fadiga teria que esperar. O famoso pôr do sol de Santorini, que atrai mais de um milhão e meio de turistas por ano, estava prestes a acontecer. Deixei ele descansando, peguei a mochila e apressei o passo em direção à cratera do vulcão.
Clique aqui se as imagens de passeios não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Santorini
As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça o autor ou deixe um comentário.
Escolhi um ponto elevado, um pouco mais isolado. A multidão de turistas ao redor era impressionante. Lá do alto, era possível ver as casas pintadas de branco, as ruas vertiginosas feitas de pedra e o imenso mar turquesa que banha com carinho especial esta pequena ilha do Mar Egeu. Mesmo com as nuvens carregadas, o momento fazia jus à fama: o pôr do sol de Santorini é realmente esplendido.
Foi, então, que comecei a fotografar. Uma imagem atrás da outra. De todos os ângulos. Não apenas com a máquina, mas também com o Ipad; eu queria mostrá-las ao meu pai, enviá-las ao Brasil, postá-las via WhatsApp para minha mãe … tudo ao mesmo tempo.
Neste momento, senti uma cutucada suave nas costas. Virei para ver, surpreendido: era um menino e estava encostado no muro atrás de mim. Não trocámos palavras; ele apenas apontou para um grafite próximo de onde estávamos, a tinta negra sobre o branco da parede:
“Catch the moment. Not the picture”.
Então, dei-me conta: já havia fotografado o suficiente. Respirei fundo e abaixei a câmera. O menino sorriu para mim. Eu balancei a cabeça e devolvi o sorriso. Sentei em cima do muro e fiquei ali um bom tempo apenas observando o pôr do sol.
Capture o momento
Comecei a enxergar, lá de cima, certos detalhes que antes haviam passado despercebidos. As casinhas brancas que refletiam a tonalidade do céu à medida que entardecia. A coloração das falésias que, também, mudava lentamente de acordo com a difusão da luz nas diferentes camadas da rocha. O sol que ia descendo, imenso, como uma bola incandescente. As casas que se iluminaram ao cair da noite, em contraste com o céu nublado, e a ilha que parecia uma grande constelação terrestre.
Às vezes, durante uma viagem, é necessário desacelerar. Apenas respirar fundo e sentir o silêncio. Sem fotografias, nem celulares. Ouvir. Olhar. E, enfim, realmente ver. O menino havia ido embora e eu não tive a oportunidade de perguntar o nome dele. No dia seguinte, voltei àquele mesmo lugar para rever o pôr do sol de Santorini. Desta vez, acompanhado do meu pai e sem a máquina fotográfica.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Por região:
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis: