BICHINHO

Simplicidade e criatividade em Bichinho


Das descobertas pela Estrada Real está Bichinho, um distrito de Prados que só pelo nome deveria ser aconchegante. E foi, Bichinho é uma graça por suas casas coloniais, tempero caseiro, ateliês, doces tradicionais e artesanato criativo.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Veja todos os artigos sobre Minas Gerais

AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro.

Onde nos hospedamos pela Estrada Real

Parece que apenas eu não conhecia porque quase todos abrem um sorriso e dizem adorar Bichinho quando falo que passei por lá. A fama veio da qualidade dos móveis, arte e artesanato produzidos por ali e até exportados.

Jardim na Oficina de Agosto
Jardim na Oficina de Agosto

Arte em Bichinho

A vila virou comunidade de artistas e artesãos que se destacam pela criatividade e simplicidade. Muitos reaproveitam materiais de demolição ou descartáveis e dão um novo sentido ou uso aos objetos.

É mais um passeio de um dia partindo de Tiradentes ou, no meu caso, para quem está chegando a cidade, uma parada para almoço cai super bem. Mas antes fomos sentir Bichinho em uma curta caminhada.

Casa colonial em Bichinho
Casa colonial
Cruz para receber Nossa Senhora na fachada da loja de artesanato de Bichinho
Cruz para receber Nossa Senhora na fachada da loja de artesanato

Pequenas cruzes enfeitadas, nas fachadas das casas, despertaram minha curiosidade, uma por casa sempre ao lado da porta. Então perguntei para uma senhora se tinha algum motivo e a resposta foi receber a visita da Nossa Senhora no dia 3 de maio. É uma tradição anual enfeitar as cruzes perto da data para receber a benção da santa. Como ainda era abril, a maioria estava suja, mas algumas já estavam renovadas aguardando o dia. Em Tiradentes também encontrei algumas.

Lojinhas por toda parte
Lojinhas por toda parte

A Igreja é do século XVIII e dizem, observei apenas por fora, ser imponente por dentro devido ao ouro utilizado na decoração. Também havia o minério na região, além de ser uma das paradas do Caminho Velho da Estrada Real.

Igreja Nossa Senhora da Penha, em Bichinho - O motivo desses objetos colados na cruz não consegui descobrir, agradeço se o leitor nos contar no comentário
Igreja Nossa Senhora da Penha – O motivo desses objetos colados na cruz não consegui descobrir, agradeço se o leitor nos contar no comentário

Oficina de Agosto

Loja da Oficina de Agosto
Loja da Oficina de Agosto

Depois do almoço fomos para os arredores visitar a Oficina De Agosto, o ateliê mais famoso de Bichinho. Tem um visual para a Serra de São José que deve influenciar bastante nas criações e bom humor de quem trabalha por ali. O jardim já é motivo para ficar horas tirando fotos e achando objetos, tanto que perdi boa parte da explicação sobre o artista. Tem a casa onde fica a loja e outras para as oficinas. Todas as obras são lindas e levaria várias se estivesse montando minha casa. Se esta é a intenção, separa um bom dinheiro porque a qualidade e bom gosto valorizaram as peças.

Entrada para a Oficina de Agosto
Entrada para a Oficina de Agosto

Fotos do jardim, oficina e loja da Oficina de Agosto:

Tome Nota Bichinho

Hotel em Bichinho: veja 1 opção de hospedagem e algumas nos arredores no Booking.com.

Sinalização para Bichinho na estrada
Sinalização na estrada

Como chegar a Bichinho: preste atenção nas placas no trecho entre Prados (7,5 km) e Tiradentes (9 km). Quem tem o passaporte da Estrada Real pode solicitar o carimbo.

Fogão a lenha
Fogão a lenha

Onde comer: Tempero Da Ângela é bastante movimentado e muito simples. Oferece a saborosa comida típica mineira, servida no fogão a lenha, com preço justo. No final é uma delícia comer doces caseiros na antiga caneca de metal.

Restaurante em Bichinho
Entrada do restaurante Empório da Ângela

Veja mais fotos de Bichinho:

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » MINAS GERAIS » BICHINHO » Simplicidade e criatividade em Bichinho
na estrada real

O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na Estrada, Segredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.

Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

3 Comments

  1. Renato Barbosa Melo Reply

    Gostei muito do lugar, a simplicidade e simpatia das pessoas. Muita gente no artesanato, cheiro de tinta das pinturas, o artesão esculpindo o rosto de São Francisco. Só fiquei curioso com a cruz cheia de utensílios. Na frente da Matriz.

  2. Olá. ..gostei de ler as suas reportagens. Tenho interesse em leituras para viajar on Line ….Não posso viajar de verdade……Então o que for possível envie.me .Obrigada e Felicidades por todos os lugares por onde passares.

    • Olá Haidee, fico feliz que tenha gostado. Vou te incluir no nosso mailing para receber a newsletter com as novidades (1x por mês) e cada novo post por e-mail. Quando não quiser mais receber, basta cancelar nos links enviados no próprio e-mail.

      Obrigada 🙂

Write A Comment