Austrália, um lugar milenar e, felizmente, colonizado tardiamente. A terra dos cangurus foi formada há bilhões de anos atrás, desertos, rochas e fósseis são provas físicas destes tempos… Para ter uma ideia, cientistas estimam que a Wave Rock (foto destaque) pode ter levado mais de 2.7 bilhões de anos de diferenças climáticas, chuvas e erosão química para ser formada. É uma formação rochosa gigante e impressionante em formato de onda, no Golden Outback (WA). Hoje conto a história da Western Australia, estado onde moro.


deserto vermelho

+ Saiba mais sobre os aborígenes do Outback

Um pouco da história da Western Australia

Por Juliana Gadret ℹ︎

As opiniões expressas pelos viajantes colaboradores são próprias e nem sempre refletem o pensamento do Territórios. Conheça a autora ou deixe um comentário.

Até a chegada dos ingleses, na metade do século XIX, a região da Austrália Ocidental (WA) era habitada exclusivamente por povos aborígenes que viviam aqui pacificamente e em equilíbrio com a natureza há pelo menos 40.000 anos.

Esses povos são considerados como a civilização mais antiga a viver ininterruptamente na terra. Eles possuem uma cultura fascinante, na qual não faltam histórias, músicas, pinturas, rituais e mitos, como o Dreamtime o entendimento deles sobre o mundo e a sua criação. Muito desta história pode ser vista em pinturas pré-históricas nas cavernas da região, ou em tantos museus e parques que hoje existem em respeito à este povo.

Como a maioria dos povos colonizados, os aborígenes sofreram bastante nas mãos dos europeus e sua população foi reduzida drasticamente após este período. Somente em 1975 o governo australiano pediu oficialmente desculpas pelas crueldades realizadas contra esta população. Hoje os sites onde viviam são preservados, sua cultura protegida e homenageada.

Embora existam registros de visitas de expedições inglesas à região em meados do século XVII, somente em 1829 foi fundada a cidade de Perth, com o objetivo de se tornar o centro político da Swan River Colony. Estabelecida às margens do rio Swan, começou a ser povoada na região hoje conhecida como Fremantle, cujo porto possuía papel importantíssimo no escoamento da produção, principalmente de ouro e pedras preciosas, níquel, ferro e alumínio.

receba dicas da Austrália por e-mail

Hoje, Perth representa um importante centro econômico para o país, concentrando grande parte da população da Austrália Ocidental (1.650.000 habitantes).

história da Western Austrália
Perth
Guia de viagem sobre a Oceania

15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>

Fotos de Roberta Martins e Juliana Gadret.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Author Juliana Gadret

É pelotense, arquiteta e doutoranda em urbanismo em Perth, Austrália. Casado com Leandro Martins, mãe do Lucas e Nina, decidiram começar vida nova na Austrália desde 2010. Foram namorados na época da adolescência e se reencontraram 8 anos depois com muitos pontos em comum: o amor da época teen, a paixão por viajar pelo mundo, a sede de conhecimento, a vontade de mudar.

Deixe seu recado, escreva algo

Chile aberto para brasileiros Rotas para voar no RS agosto