A aparência e onde fica a montanha Dedo de Deus (1692 metros de altura) eu tinha conhecimento. A novidade foi saber a importância dela para o montanhismo brasileiro. Tenho uma ligação especial com rochas, mas não sou escaladora, no máximo arrisco uma escalaminhada. Portanto, todos esses anos de trilhas passaram sem dar a importância merecida ao símbolo da região serrana do Rio de Janeiro, mas hoje trago a informação.
Consegui ver o Dedo de Deus duas vezes na mesma semana, primeiro parei no Mirante do Soberbo com a Expedição Deuter Pro 2017 e tirei esta foto. Depois voltei com os blogueiros do Encontro de Viajantes Intrip e ouvi a seguinte história do guia Henrique Silva:
Diversos alpinistas estrangeiros tentaram sem sucesso alcançar o cume do Dedo de Deus no início do século XX. Foram embora achando que nenhum brasileiro teria condições de tal feito sem ajuda e conhecimento deles. Os orgulhosos moradores de Teresópolis não gostaram da arrogância e decidiram formar a primeira expedição de escalada totalmente brasileira. O ferreiro José Teixeira Guimarães, Raul Castro e os irmãos Acácio, Alexandre e Américo Oliveira conseguiram chegar lá com uso da criatividade.
O obstáculo inicial era um paredão vertical de 12 metros com uma fissura ao lado. Foi vencido usando um tronco de árvore e habilidade corporal no dia 9 de abril de 1912. Os conquistadores viraram heróis e abriram caminho para escaladores do mundo todo. Foi o marco para o montanhismo brasileiro.
Dedo de Deus
Dedo de Deus leva este nome por ter o formato de uma mão fechada apontando o dedo indicador para o céu. Mudando o ângulo de visão é possível enxergar os cinco dedos. Esta vista é no Mirante do Soberbo, localizado na rodovia BR-116, km 92. Exatamente na divisa dos municípios de Magé e Guapimirim, mas é o atrativo mais conhecido dos turistas em visita a Teresópolis.
Tome Nota
Henrique Silva é condutor do Parque Nacional da Serra dos Órgãos e guia na operadora de experiências THE EXP. Contate por fone 21. 7167.7158.
A temporada de montanhismo no Brasil acontece entre abril e setembro, quando os destinos de trilha se tornam mais visados pelos praticantes no sudeste. O período é ideal por conta da longa estiagem que ocorre durante o outono e inverno.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais usando #Tesaoporviajar (IG) ou para contato.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
Organização: Fábio Lima (INTRIP)
Convidados: Diana Schrock (Histórias da Di), Cris Stilben (Cris Pelo Mundo), Rafael Miranda (Para Viagem), Zelinda Aêreas, Denise Tonin (Viajante Solo), Gabi Pizzato (Devaneios de Biela), Roberta Martins (Territórios), Gardenia Rogatto (Não Pira, Desopila), Carol Moreno (Mochilão Trips), Mauricio Oliveira (Trilhas e Aventuras), Fabio Pastorello (Viagens Cine), Lily e Julio (Apaixonados por Viagens), Naira e Eduardo (Embarque na Viagem), Dhebora e Rafael (Carioca Sem Fronteiras), Thais Costa (Viagem em cena) e Gilson Fumaça (Favela Scene).
3 Comments
Bom dia! Na realidade o Dedo de Deus pertencia ao território de Magé, e depois com a emancipação do Distrito de Guapimirim para se tornar um municipio, o Dedo passou a pertencer a território Guapiense. Ele se encontra perto da divisa de Guapimirim com Teresópolis, cuja linha limítrofe está a cerca de 1 Km acima, no local conhecido como Mirante do Soberbo de onde se tem a maravilhosa vista de todo o complexo acima fotografado e da baixada fluminense, inclusive vendo o Rio de Janeiro.
Linda Foto, Beta! Adorei te rever! 🙂 Beijos
Muito legal Roberta! O dedo de Deus realmente é o símbolo maior da nossa região serrana no RIo, além claro, de ser um marco na historia do alpinismo nacional como você falou. A região é linda e tem várias outras montanhas belas para se visitar, seja você um alpinista, um trilheiro ou simplesmente uma pessoa comum apaixonada pela natureza. Não é preciso ser profissional para visitar algumas dessas montanhas da região, apenas um apaixonado pela natureza! Mas no caso de montanhas mais técnicas como o Dedo de Deus, ai sim, aconselhamos buscar um guia profissional de alpinismo, como o Henrique, mencionado em sua matéria!