Uma intervenção urbana com intuito de homenagear o Brasil, virou a obsessão do chileno Jorge e se transformou em um dos pontos turísticos mais originais no Rio de Janeiro, a Escadaria Selarón.
Escadaria Selarón
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro
AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade
A Escadaria Selarón foi eleita, pela revista National Geographic, como a maior escultura do mundo criada por um único artista. São 215 degraus em 125 metros de comprimento feitos com azulejos coloridos e diferentes representando vários países e a cultura local. Alguns são pintados por ele ou simplesmente na cor vermelha.
Tudo começou na Copa do Mundo de 1990, quando o pintor e ceramista Jorge Selarón utilizou mais de 2 mil azulejos vindos de 60 países para decorar a escadaria e casas ao redor. A escada antes abandonada, suja e frequentada por bêbados e moradores de rua se tornou uma obra de arte conhecida internacionalmente. O lugar que dava medo de passar mudou a rotina do artista e da rua.
Em 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Até hoje admiradores do mundo todo enviam azulejos e a obra é renovada constantemente pelo artista. Ele mesmo mora ali, limpa a escada diariamente, posa para fotos e convida para conhecer o seu atelier.
O pintor tem diversas obras nos bairros da Lapa e Santa Teresa, mas a fama veio com a Escadaria do Convento de Santa Teresa. Mulheres grávidas e a vida na favela são os elementos sempre presentes na sua arte. Ele que inventou a técnica de trocar continuamente os azulejos para a obra ter uma energia única, viva e mutante. O astral de descer por ali é muito bom, no início nem dá para imaginar o colorido dos degraus, mas quando passa o primeiro lance de escadas e olhamos para trás, a visão é surpreendente. A empolgação vai aumentando a cada novo detalhe percebido até chegar lá embaixo e ver a grandiosidade do todo.
O encontro com o artista Selarón
Outra característica de Selarón é o uso exagerado da cor vermelha para se vestir, nas suas obras e em tudo que o cerca. Sem saber dessa fixação, eu desci a escada usando um vestido vermelho que combinou com o cenário.
No meio do trajeto vi pessoas tirando fotos com uma figura bigoduda, séria e vestida de vermelho da cabeça aos pés. Era o próprio Jorge Selarón que no momento de cada click levantava a mão e colocava a língua para fora. Eu, que não sou de pedir para tirar fotos com famosos, não resisti à harmonia e estética do momento. Sentei ao lado dele, levantei a mão e coloquei a língua para fora.
Artigo atualizado em janeiro de 2013
Nem um ano após o meu encontro com Jorge Seláron, veio a notícia de que ele foi assassinado em casa. Espero que alguém possa continuar o projeto em sua memória. E eu guardo com carinho os minutos espontâneos que passei com ele.
Tome Nota Escadaria Selarón
Conheça melhor o artista e sua obra.
Quem compra os azulejos, quadros e postais de Jorge Selarón ajuda na continuação da obra e leva a história para outras partes do planeta. O endereço abaixo é na rua onde fica a escadaria e o atelier.
Para colaborar com o projeto envie seu azulejo para: Jorge Selarón Rua Manoel Carneiro 24, Lapa – Rio de Janeiro-RJ. CEP: 20021-360. Confirme se este processo ainda é válido pois não tenho a informação atualizada.
Leia o post sobre o walking tour que passa por aqui. Ou experimente o Tour street art.
Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real