CULTURAL

Degraus vivos na Escadaria Selarón


Uma intervenção urbana com intuito de homenagear o Brasil, virou a obsessão do chileno Jorge e se transformou em um dos pontos turísticos mais originais no Rio de Janeiro, a Escadaria Selarón.

Read in English

O vermelho e a bandeira do Brasil
O vermelho e a bandeira do Brasil

Escadaria Selarón

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o Rio de Janeiro

AGILIZE SUA VIAGEM
Saiba onde nos hospedamos
Contrate transfer e passeios agora
Alugue carro para ter mais liberdade

É um prazer descer essa escada
É um prazer descer essa escada

A Escadaria Selarón foi eleita, pela revista National Geographic, como a maior escultura do mundo criada por um único artista. São 215 degraus em 125 metros de comprimento feitos com azulejos coloridos e diferentes representando vários países e a cultura local. Alguns são pintados por ele ou simplesmente na cor vermelha.

Paredes com azulejos
Paredes com azulejos
Marca registrada do pintor
Marca registrada do pintor

Tudo começou na Copa do Mundo de 1990, quando o pintor e ceramista Jorge Selarón utilizou mais de 2 mil azulejos vindos de 60 países para decorar a escadaria e casas ao redor. A escada antes abandonada, suja e frequentada por bêbados e moradores de rua se tornou uma obra de arte conhecida internacionalmente. O lugar que dava medo de passar mudou a rotina do artista e da rua.

Em 2005, a escadaria foi tombada pela prefeitura e Selarón recebeu o título de cidadão honorário do Rio de Janeiro. Até hoje admiradores do mundo todo enviam azulejos e a obra é renovada constantemente pelo artista. Ele mesmo mora ali, limpa a escada diariamente, posa para fotos e convida para conhecer o seu atelier.

Detalhes nos azulejos
Detalhes nos azulejos

O pintor tem diversas obras nos bairros da Lapa e Santa Teresa, mas a fama veio com a Escadaria do Convento de Santa Teresa. Mulheres grávidas e a vida na favela são os elementos sempre presentes na sua arte. Ele que inventou a técnica de trocar continuamente os azulejos para a obra ter uma energia única, viva e mutante. O astral de descer por ali é muito bom, no início nem dá para imaginar o colorido dos degraus, mas quando passa o primeiro lance de escadas e olhamos para trás, a visão é surpreendente. A empolgação vai aumentando a cada novo detalhe percebido até chegar lá embaixo e ver a grandiosidade do todo.

+ Caminho das Serpentes Encantadas Desenho de figura mitológica em mosaico+ Ravenna, a cidade dos mosaicos

O encontro com o artista Selarón

Outra característica de Selarón é o uso exagerado da cor vermelha para se vestir, nas suas obras e em tudo que o cerca. Sem saber dessa fixação, eu desci a escada usando um vestido vermelho que combinou com o cenário.

O artista e a sua obra viva
O artista e a sua obra viva

No meio do trajeto vi pessoas tirando fotos com uma figura bigoduda, séria e vestida de vermelho da cabeça aos pés. Era o próprio Jorge Selarón que no momento de cada click levantava a mão e colocava a língua para fora. Eu, que não sou de pedir para tirar fotos com famosos, não resisti  à harmonia e estética do momento. Sentei ao lado dele, levantei a mão e coloquei a língua para fora.

Eu e o Jorge
Eu e o Jorge

Artigo atualizado em janeiro de 2013

Nem um ano após o meu encontro com Jorge Seláron, veio a notícia de que ele foi assassinado em casa. Espero que alguém possa continuar o projeto em sua memória. E eu guardo com carinho os minutos espontâneos que passei com ele.

Tome Nota Escadaria Selarón

Conheça melhor o artista e sua obra.

Quem compra os azulejos, quadros e postais de Jorge Selarón ajuda na continuação da obra e leva a história para outras partes do planeta. O endereço abaixo é na rua onde fica a escadaria e o atelier.

Para colaborar com o projeto envie seu azulejo para: Jorge Selarón Rua Manoel Carneiro 24, Lapa – Rio de Janeiro-RJ. CEP: 20021-360. Confirme se este processo ainda é válido pois não tenho a informação atualizada.

Leia o post sobre o walking tour que passa por aqui. Ou experimente o Tour street art.

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO DE JANEIRO » RIO » Degraus vivos na Escadaria Selarón
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment