Não importa se o roteiro for aventura, contemplativo, gastronômico ou romântico, roupas e sapatos merecem uma atenção especial para se sentir bem e aproveitar ao máximo a região dos cânions do sul do Brasil. O clima muda bruscamente em qualquer estação do ano e exige peças para frio ou calor. Pancadas de chuva ou a viração (névoa densa que chega de repente tirando toda a visibilidade) são comuns e não devem atrapalhar o passeio de quem está preparado. Afinal o tempo “ruim” cria uma aura de mistério mostrando belas e diferentes paisagens.
A temperatura média fica entre 30 e -10 graus, sendo a diferença entre estar em cima da serra ou no pé do cânion de 5 graus. Senti isso nas poucas horas que viajei de Praia Grande (SC) para Cambará do Sul (RS), além de presenciar sol, viração, calor e chuva. No final da primavera, pegamos temperaturas entre 12 e 22 graus, mas no inverno já passei muito frio, principalmente para ver o sol nascer. Por outro lado, caminhei ou cavalguei no sol e usei apenas camiseta e calças em pleno mês de julho.
O que vestir nos Aparados da Serra
O leitor deve estar imaginando o tamanho da mala que precisa para passar uns dias por lá. Não se preocupe, é média. Procuro levar roupas práticas que não deixam o calor escapar quando fechadas e não são quentes quando abertas como um corta-vento, fleece com fecho por cima da camiseta e calças-bermuda. E se quero me arrumar para jantar, por exemplo, levo uma calças e blusas mais apresentáveis. Mas lá tudo é muito simples e raramente aparece alguém produzido.
Preparei uma lista do vestuário essencial
Quase toda essa lista tem pra vender na Decathlon
Calças-bermuda – são duas peças em uma, é flexível, pode molhar que seca rapidamente no corpo e não pesa.
Camiseta Dry Fit – deixa o corpo respirar, afinal, mesmo no inverno, suamos nas caminhadas. Também seca rápido e algumas são tão leves que sinto apenas o biquíni por baixo. Nas trilhas em mata fechada a camiseta manga longa evita arranhões, queimaduras de sol e mosquitos. A Território Mountain apoiou o Adventure Bloggers e nos enviou um modelo contra odores. Todos usamos por 2 dias sem precisa lavar, funcionou.
Agasalho Fleece ou moletom – de preferencia com fecho e grosso se não for verão. O fleece pesa menos que blusão de lã e esquenta bem mais.
Agasalho impermeável com capuz ou capa de chuva – este deve andar sempre conosco, a chuva pode aparecer em qualquer momento.
Corta-Vento – na maioria das vezes, a sensação de frio é pelo vento gelado e essa peça consegue manter o calor do corpo mesmo sendo super fina.
Meias – devem ser confortáveis e com proteção nas áreas sensíveis para as caminhadas longas, desta forma as bolhas nem aparecem. Evite soquetes nas trilhas pela água, pois entra areia e machuca o pé. Indico a marca Lorpen, foi apoiadora do Adventure Bloggers enviando 2 modelos para testarmos. Gostei tanto que virou minha marca oficial de meias para trilhas.
Boné – ajuda a proteger do sol e da chuva, tome cuidado nas bordas dos cânions, pode voar se o vento estiver forte.
Calçados confortáveis variam conforme o gosto de cada um:
Tênis – principalmente para as caminhadas, algumas trilhas podem molhar o pé, neste caso leve mais de um. O tênis para trilhas com água deve ser fechado e em bom estado. Se for muito velho a sola vai cair no meio da trilha. Eu prefiro usar modelos com sistema de drenagem que não pesa devido a água sair facilmente e leva menos tempo para secar que os outros. Uso para tomar banho de cachoeira, assim não sinto o limo nas pedras e fico mais segura.
Bota de trilha – Segue a mesma recomendação do tênis sobre as trilhas na água e é melhor para proteger o tornozelo devido às pedras soltas, comuns nos percursos da região. Melhor ainda se for impermeável.
Fivefingers – são perfeitas para relaxar depois das trilhas ou para caminhar em terrenos planos. É como estar de pé descalço sentido tudo por onde pisamos de forma protegida. Em terrenos irregulares, vai mexer com músculos nunca usados do pé e será dolorido por um tempo, não recomendo.
Chinelo – para usar no quarto ou relaxar depois das trilhas.
Tome Nota: como se vestir nos Aparados da Serra
Somente de junho a setembro leve touca, manta, luva, blusão de lã, segunda pele e casaco para temperaturas negativas. Essas peças são usadas em ambientes externos, dentro das pousadas e restaurantes sempre tem calefação ou lareira acesa.
Para as outras estações não esqueça de um agasalho leve e da roupa de banho, são muitas cachoeiras e piscinas naturais encontradas pelo caminho.
Leia o post sobre acessórios para trilha.
Fotos de Leandro Gabrieli, Maurício Oliveira e Roberta Martins.
Essa viagem foi patrocinada.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
5 Comments
oi foi de muita ajuda as dicas ,ha anos nao faço trilhas e no meu tempo ha digo 40 anos atraz tudo tomava muito espaço nas machilas acampávamos pico marumbi ,mas pare ciamos mulas de carga isso p 2 ou 3 dias,obrigado das dicas.
Feliz que gostou Antonio Carlos, eu acampo há anos e vi muita coisa mudar pra melhor. Aqui no site tem vários artigos conforme o lugar. Neste link tem todas as dicas de equipamentos https://territorios.com.br/category/dica/equipamentos-dicas/
Parabéns pelo texto sera de grande ajudo durante minha viagem. Obrigado
Obrigada Gleiber! Já escrevi sobre roupas para o inverno em https://territorios.com.br/roupas-e-utensilios-para-caminhar-frio/ . Fleece e jaqueta impermeável são as peças mais práticas para frio do primeiro mundo.
Estou preparando o meu carrinho de compras para montar minha mala rumo ao pólo norte. Apesar das suas dicas terem sido direcionadas para trilhas aqui em zonas tropicais, as lojas que você indica são excelentes! A variedade de produtos é ótima e sim, estou encontrando o que preciso para enfrentar o frio extremo, com preços muito bons. Adorei a dica e vou compartilhar! Abração e parabéns pelo post.