Caminhar pelas ruas de uma das paisagens portuária vitoriana mais preservadas no mundo é quase como voltar na Austrália do século 19. A viagem no tempo só não é completa porque Fremantle é descolada demais pra se sentir no passado.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre a Austrália
Saiba onde nos hospedamos
As estradas da Austrália são ótimas para alugar carro
Abra uma conta internacional em dólar australiano
Fremantle é charmosa por suas arquitetura, cores e sons. Além do barulhinho do mar, tem festivais, performances e concertos durante todas as estações. Também tem galerias de arte, mercados e museus com exposições para todos os gostos. Mas o agito aumenta no verão e finais de semana por causa das praias e ambiente descontraído. Inclusive, entrou na lista das 10 cidades pra visitar em 2016 da Lonely Planet.
Conheci rapidamente em 2011, gostei e agora voltei pra visitar com calma. Para minha surpresa, continua a mesma cidade histórica agradável mesmo depois do destaque na mídia internacional, pelo menos durante a semana. Então, separei algumas atividades pra fazer em passeio de um dia, sendo o ideal estender por mais tempo porque atrativos não irão faltar.
O que ver e fazer em Fremantle
Aprender a tocar didgeridoo e jogar bumerangue
Didgerido é o instrumento musical dos aborígenes, enquanto o bumerangue era de caça e hoje é para diversão. Os dois se transformaram em ícones da Austrália e conquistam adeptos no mundo todo.
Instigada pelo anúncio “Aprenda a tocar didgeridoo de graça” fui até o local e encontrei uma loja muito legal com arte aborígene, vários instrumentos e todos os tipos de bumerangues imagináveis. Na Didgerido Breath Pode testar, interagir e aprender com a ajuda e simpatia dos atendentes. Oferecem performances e cursos gratuitos de didgeridoo, porém, um dia não é suficiente pra sair tocando.
Onde: 6 Market Street. Perto da estação de trem.
Comer fish and chips no porto
Os britânicos introduziram seu prato típico de peixe com batata frita e os australianos incrementaram criando versões muito mais saborosas com ingredientes locais. O meu favorito é camarão ou lula com batata frita e molho tártaro. O camarão na Austrália é grande e muito gostoso, eu acho diferenciado e melhor do mundo até o momento.
Restaurantes de frutos do mar frescos tem vista e oferta no Fishing Boat Harbour. Espécie de mercado do peixe com mesas ao ar livre na área da marina. Embora não recomendo o famoso Cicerello’s por ser muito gorduroso, indico o Kailis’ Fish Market onde já fui mais de uma vez.
Onde: 46 Mews Road.
Dica: cuidado com as gaivotas, elas atacam ao menor descuido.
Passear pela arquitetura do século 19
O destaque em Fremantle é o bom estado de conservação e atual uso de todas as construções antigas. Os letreiros indicam o que funcionava no local, ou a quem pertencia, e as vitrines convidam a entrar em modernos ambientes como lojas, bares, hotéis e outros serviços. Recomendo percorrer as ruas High, Market e suas transversais seguindo em direção ao mar. Ou contrate um tour guiado.
- Round House é o prédio público mais velho da Western Australia construído em 1831. Hoje conta a história da cidade com objetos e visita guiada paga. A área pra descanso na parte de cima tem vista pra praia ou ruas e livre circulação.
Onde: Captains Lane. - Fremantle Prison (1857) é um dos atrativos mais visitados com história e visita guiada. Se vale a pena não sei porque deixei de lado e não conheço quem tenha ido. É o único prédio da Western Australia na lista Patrimônio Histórico da UNESCO e recentemente abriu um hostel para quem deseja dormir nas celas e ter uma ideia de como os presos viviam antigamente.
Onde: 1 The Terrace. RESERVE AQUI Para dormir no Fremantle Prision YHA. - Fremantle Markets (1897) continua com a mesma função de sempre: ser um mercado, hoje histórico. Detalhes no tópico sobre compras.
- Fremantle Arts Centre (1868) foi construído para ser o manicômio dos presidiários e virou centro cultural depois de reformado em 1972. Detalhes no próximo tópico.
Conhecer arte australiana contemporânea
Fremantle é uma cidade das artes com galerias, museus e lojas mesclando arte aborígene e novidades regionais o ano todo. A herança mais expressiva dos aborígenes é a pintura que influência bastante os artistas australianos.
Fremantle Arts Centre tem exposições, loja interessante, cafeteria, programações musicais e vários cursos para adultos e crianças.
Peguei a exposição de fotografias Frontier Surfing e outra sobre a produção contemporânea dos aborígenes da Western Australia chamada Revealed. E se for com crianças, reserve um tempo no espaço Kids inspirado no surf.
Onde: 1 Finnerty Street. Sai um pouco da zona central, mas trams param na frente e passam com frequência.
Dica: a entrada é gratuita e vale verificar a programação no site antes de ir.
Fazer compras
Região frequentada por artistas é certeza de encontrar produtos criativos, úteis e estilosos. Em uma rápida caminhada vai encontrar diversas opções em arte, criações de designers e até uma livraria especializada em mapas.
- Na minha primeira visita, parei em baixo de uma marquise pra fugir da tempestade e acabei gastando alguns dólares na loja que vou ficar devendo o nome. Havia um balaio de roupas na entrada com a placa: leve duas peças por A$7! Encontrei blusas, vestidos e calças que foram bem usadas, algumas resistentes até hoje
Onde: na Market Street.
Dica: se encontrar uma promoção de roupas, entre e verifique. Geralmente os produtos na Austrália tem qualidade. - Fremantle Markets abriga 150 bancas com produtos frescos, joalherias, padaria e loja de presentes pra ficar um bom tempo caminhando dentro do prédio histórico. Onde: entre Crn South Terrace e Henderson Street.
- The Chart And Map Shop é o estabelecimento amado por qualquer viajante viciado. São mapas, globos, livros, bandeiras e objetos de livraria com toque vintage.
Onde: 14 Collie Street.
- A Didgerido Breath mencionada no início também tem cds e lembranças da Austrália relacionadas ao universo aborígene.
Encontrar o quokka na Rottnest Island
Em frente ao continente existe uma ilha que já foi tema de aventura aqui no site. Dei a volta na ilha de bicicleta e conheci os menores marsupiais do mundo (espécie de canguru). Os quokkas são simpáticos e somente encontrados na Rottnest Island. Apenas não dê comida a eles para evitar ser multado. Os bichinhos ficam felizes com as folhas das árvores e chegam bem perto pra pegar na nossa mão. Para circular na ilha é preciso pegar o ônibus ou alugar uma bicicleta.
Veja o vídeo do passeio neste link
Tomar banho e ver o pôr do sol no Oceano Índico
Se estiver calor, Bathers Beach vale o mergulho, se não, pelo menos a vista e o pôr do sol em qualquer época do ano.
Curtir um happy hour ou virar a noite
São diversas opções espalhadas pela cidade pra se divertir, mas duas regiões concentram as melhores.
- Cappucino Strip é a zona repleta de cafés, restaurantes italianos, pubs e lojas legais entre as ruas William e South Terrace.
- Mews Road é a avenida na frente do Fishing Boat Harbour, recomendado para comer frutos do mar no tópico mais acima. Ali também ficam micro cervejarias como a famosa e descolada Little Creatures (no número 40).
Um pouco de história
É engraçado observar prédios históricos na Austrália porque nem são tão antigos se comparados aos nossos no Brasil. Os primeiros colonizadores vieram da Inglaterra em 1788, eram prisioneiros que recebiam terras para plantio após cumprirem suas penas.
Os convictos foram os responsáveis por boa parte desta arquitetura, eles eram obrigados a trabalhar enquanto presos e assim, com mão de obra gratuita, foi fácil para o governo criar uma cidade no novo mundo.
Fremantle era o porto da colônia do Rio Swan, habitada a partir de 1829. Era a porta de entrada no oeste da Austrália quando o principal meio de transporte era por mar. Por ali entraram milhões de imigrantes e muitos foram ficando, principalmente na época da corrida do ouro. O desenvolvimento veio rápido com a descoberta do metal na Western Australia como já contei no artigo sobre Perth Mint.
Tome Nota
Como chegar: fica 25 km de Perth com fácil acesso por trem e ônibus. Recomendo comprar o passe diário (day rider) para poder usar todos os meios de transporte em Perth e Fremantle à vontade. Apenas exclui o ferry para Rottnest Island. A linha azul parte da estação central de Perth. Uma opção mais divertida é pegar o cruzeiro com degustação de cervejas locais.
Como circular: a pé é o melhor jeito de aproveitar todo o sugerido. Quem prefere não caminhar, trams no sistema Hop-on Hop-off (um bilhete vale várias paradas no mesmo dia) passam nos principais pontos turísticos com comentários dos motoristas.
Veja mais fotos de Fremantle:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
15 experiências sensacionais em 36 páginas cheias de dicas, vivências e fotos. Tudo vivido e relatado por quatro viajantes em épocas diferentes. Adquira o PDF Grandes Experiências Oceania aqui. >>