Cidade universitária e histórica declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco. Rodeada por montanhas tem o clima jovem e alegre dos estudantes que vivem nas muitas repúblicas da antiga Vila Rica, como era chamada antes de se tornar Ouro Preto. Caminhar por aquelas ruas é se sentir na época do império. Basta olhar ao redor e imaginar as pessoas que já passaram por ali e fizeram a história do país.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Veja todos os artigos sobre Minas Gerais
AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro.
Onde nos hospedamos pela Estrada Real
ENCONTRE POUSADAS NO BOOKING.COM
Ouro Preto é histórica
Lugar com a maior concentração de igrejas que já passei no Brasil. Entre sobe e desce de ladeiras encontram-se construções nos estilos barroco, rococó e neogótico, casas coloniais, ruas calçadas com pedra, lojas de artesanato e pedras e, é claro, muitos restaurantes com comida mineira.
Um dia é suficiente para conhecer as principais atrações, sem entrar em todos os museus e igrejas porque são muitos, mas caminhando por todas as ruelas. Dá vontade de ficar mais, experimentar todos os restaurantes e o clima de voltar ao passado.
Roteiro em Ouro Preto
A Praça Tiradentes é ponto central da cidade onde se concentram museus, lojas e restaurantes. Bem no meio tem a estátua de Tiradentes e na frente o lindo prédio do Museu da Inconfidência que pareceu ser o mais interessante, mas estava fechado em função do feriado. De noite é o único lugar com bastante movimento de carros e pessoas.
Descendo uma ladeira tem a Igreja de São Francisco de Assis, projetada por Aleijadinho que também fez o altar. O ingresso também é válido para o Museu Aleijadinho que fica no interior da Paróquia de Nossa Senhora Da Conceição com arte sacra e barroca.
Em frente a Igreja de São Francisco de Assis acontece diariamente a Feira De Pedra-Sabão, é o lugar mais barato para comprar artesanato.
Horto Dos Contos é uma trilha no meio da cidade, um caminho bem agradável na natureza e olhando para cima tem uma igreja colonial como paisagem. Comece na rua Padre Rolim, perto da rodoviária e vá descendo até o Pilar. Pode fazer ao contrário, mas prepare seu fôlego para uma grande subida.
Casa dos Contos fica no final do Horto dos Contos, tem exposições temporárias de artistas locais e história do dinheiro no Brasil, é de graça.
Esta é uma das cidades da Estrada Real, saiba aqui
Tome Nota
Nas segundas-feiras a maioria dos museus e igrejas estão fechados.
Faz muito calor de dia e de noite a temperatura pode cair bastante.
Como chegar: saindo de Belo Horizonte tem ônibus de hora em hora da Viação Pássaro Verde. Fomos com esse ônibus, mas seria melhor ter ido de carro. É muito demorado, vai parando no caminho, entrando e saindo gente. No roteiro da estrada real tem muitas cidades históricas para conhecer e fica mais fácil com transporte próprio.
Hotel em Ouro Preto: Pousada Do Douro oferece conforto com localização perfeita no meio do centro histórico, está próxima à praça Tiradentes e diversos restaurantes. Tem sempre um funcionário na recepção, contudo, a estrutura completa funciona em conjunto com a Pousada Do Mondego, situada em frente, onde é servido o café da manhã. Localizada na rua Amalia Benhaus, 42.
RESERVE AQUI
Em feriados não deixe para reservar hospedagem de última hora, principalmente no carnaval e 12 de outubro.
Restaurantes: O Passo, na rua São José é uma pizzaria bem boa com música ao-vivo e clima agradável. De noite fica lotada, só consegui mesa no almoço porque sempre chegava tarde demais. O Sotão tem panquecas e sucos maravilhosos com preço justo. Música ao vivo, obras de arte e artesanato tomam conta do lugar que fica na rua Direita. Relicário 1800 é um porão com paredes de pedra com variados pratos mineiros na Praça Tiradentes.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
3 Comments
Detalhe que é o MAIOR CONJUNTO BARROCO DO MUNUDO…!
Sou de Ouro Preto e adorei a reportagem sobre a cidade. É muito bom saber que a cidade é reconhecida por sua beleza e história.
Na ultima foto você colocou que a igreja em questão é a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, só que a Matriz falada é a da imagem desse endereço:
http://dezmiligrejas.blogspot.com/2007/06/nmero-32-ouro-preto-minas-gerais.html
a Matriz da foto se refere a Igreja de São José.
Abraços.
Oi Flávia, obrigada pela dica. Fui procurando no mapa e me perdi no meio de tanta Igreja.