Florida Keys são as cerca de 1700 ilhas na região mais ao sul dos Estados Unidos e Islamorada é uma delas. O nome veio dos exploradores espanhóis e significa ilha roxa. Provavelmente pela vegetação como a cor das flores bouganvilles e orquídeas, dizem os locais.
Texto continua após serviços. Links podem gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Leia todos os artigos sobre os Estados Unidos
+ Saiba onde nos hospedamos
+ As estradas americanas são ótimas para alugar carro
+ Economize tempo e não pague IOF comprando ingressos na Civitatis ou saiba como funciona
Acesso rápido: Relato | O que fazer | Onde dormir | Tours | Onde comer e beber | Como chegar | Dicas | Fotos | Por onde começar
Islamorada foi a primeira parada na viagem de carro pela Flórida. Chegamos ao aeroporto de Miami, pegamos nosso carro alugado na Hertz e fomos direto para lá. É uma excelente alternativa para descansar do voo antes de seguir para Key West ou explorar as outras ilhas. O ritmo é devagar, os moradores são simpáticos e o mar é do Caribe!
Verdade que o mar ainda está um pouco mexido e não apresenta a cor incrível de costume por causa do furacão Irma de 2017. Mas boa parte das propriedades danificadas foram restauradas e estão com pintura nova como o local onde me hospedei. Pines and Palms Resort parece um condomínio de casinhas de boneca na beira da praia. Cabanas de madeira, com desenhos pintados nas portas e janelas, tem em seu interior muito conforto e bom gosto.
Além de descansar no hotel, comer frutos do mar, curtir o pôr e o nascer do sol no oceano, beber cerveja artesanal, pescar peixe grande e mergulhar na barreira de corais são apenas algumas das atividades. Conto a seguir o que eu fiz em pouco mais de 24 horas em Islamorada.
O que fazer em Islamorada
Primeiro, abri a temporada de refeições a base de frutos do mar que durou toda a viagem pela Flórida, com raras exceções. Afinal, quando ingredientes locais são servidos em restaurantes descolados para comer na beira da praia, esta é a melhor pedida. Depois intercalei bons restaurantes com atividades etílicas e aquáticas.
Comer e beber em Islamorada
Morada Bay Beach Cafe
No espírito das praias de surfista da Califórnia e Hawaii, o bistrô serve culinária caribenha e americana com vista para o mar ou pé na areia. A praia é privada para clientes e tem seus espaços divididos entre mesas e cadeiras de madeira, flores e palmeiras. É para passar o dia ouvindo boa música e talvez esticar até o pôr do sol.
Nossos pedidos para almoço foram fartos e deliciosos. Provei todos e começo pelo melhor: Cashew Crusted Salmon Salad (folhas de espinafre, queijo feta, morangos e vinagrete de chipotle key lime); Tuna Poke (cubos de atum, avocado, abacaxi, pimenta vermelha, cebola roxa e batata doce chips); e Morada Bay Curry (camarões com arroz de coco, avocado e chutney de manga e abacaxi).
Onde: 81600 Overseas Highway
Marker 88
Operado pelo chef Bobby Stocky, o restaurante é tradicional desde 1967 por oferecer frutos do mar frescos e finais de tarde com música ao vivo para aguardar o pôr do sol no mar. Localizado em frente ao píer, fica ao lado de uma prainha tranquila é agradável tanto no almoço quanto no jantar. Fui beliscar petiscos no happy hour literalmente embalada pelo ritmo da música porque a mesa é um balanço. As opções no cardápio são variadas, neste dia optei por lulas e sashimi de atum e para beber um Key Sunset.
Onde: 81800 Overseas Highway
Bob’s Bunz
Conhecido pelos elegantes bolos de casamento, serve café da manhã e lanches em ambiente bem típico americano. A garçonete traz o café com canela várias vezes pra encher a sua caneca. Além disso, a decoração é vermelha, azul e branco com estrelinhas. O balcão exibe apenas uma amostra das delícias de padaria feitas diariamente. No cardápio são cerca de 100 ítens como muffins, tortas, cookies e o famoso Bunz, uma massa de panqueca com canela.
Acabei fazendo um brunch reforçado no meio da manhã e equilibrei o gordo Bunz com iogurte com frutas e cerais. Minha amiga optou por um sanduíche de croissant com suco de cranberry. E ainda aproveitamos para levar uma caixa cheia de gordicices para comer na estrada.
Onde: 81620 Overseas Highway
Cervejaria Florida Keys Brewing Co
Florida Keys Brewing Co é a marca por traz da cerveja artesanal feita em Islamorada, a primeira cervejaria da região. O cervejeiro faz várias experiências ao misturar o malte com sabores locais como Key Lime (o limão típico das Keys), frutas cítricas e mel. Atualmente são 17 rótulos e eu não tive condições de provar todas. Uma boa para quem só tem um dia por lá é pedir o menu degustação com 5 cervejas. Run Aground Oatmeal Brown Ale e Iguana Bait Honey Hibiscus Kolsch (hibisco com mel) foram as minhas preferidas. Já a amiga que entende mais da bebida gostou de outras, portanto, vale provar várias até encontrar a favorita.
O local é ultra descontraído onde as pessoas interagem entre as mesas ou curtindo os ambientes ao ar livre. Uma banda ao vivo toca aos domingos a tarde no jardim chamado Beer Garden. Ainda tem a lojinha com garravas de cerveja e outros souvenires e o tour pela fábrica localizada na mesma rua.
Onde: 200 Morada Way. Consulte agenda e cardápio de cervejas no site da Cervejaria.
Tour na Cervejaria Florida Keys Brewing Co
Para o tour, basta agendar antes e, se tiver sorte, pode pegar uma das baladas na fábrica. Entre barris, cheiro de malte e a produção de cerveja em si, tem belos grafites e até um globo de espelhos para dar um toque anos 70 às festas. Visite o site para ver a agenda e conhecer as cervejas artesanais. O proprietário estava lá e deixou a visita ainda mais interessante pela simpatia e o bom papo.
Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.
Visitar a Morada Way’s Arts and Cultural District
Ainda na mesma rua Morada Way, fica o distrito de arte e cultura de Islamorada. Vários artistas, lojas descoladas, restaurantes, galerias de arte e cervejaria dividem o espaço e se organizam para manter uma agenda cheia de eventos o ano ano todo (consulte o mesmo link da cervejaria). Não peguei nenhum evento, mas os locais garantem ser a rua mais movimentada da ilha.
Domingo na Robbie’s Marina
A marina é um ambiente de lazer misto com feira de rua aos domingos, lojas, bares e atividades aquáticas para passar o dia. Entre elas, pode alimentar Tarpon (peixe bem grande), alugar jet ski e outros equipamentos, ver o pôr do sol embarcado, fazer compras, pescar ou apenas pedir algo nas mesas ao ar livre do The Hungry Tarpon Restaurant. Inclusive, eles preparam o resultado da sua pesca. O que não era o caso, meu objetivo principal era praticar snorkel nos recifes de Islamorada.
Onde: 77522 Overseas Highway. Veja opções de atrativos no site Robbie’s.
Passeio de catamaran e mergulho com Robbie’s
O barco cheio de crianças, turistas e música boa (rock’n’roll) parte do píer do Robbie’s e leva meia hora para chegar ao recife de coral. Ali fiquei por uma hora e meia de molho, na água quente, encantada com fauna e flora marinhas. E havia tantos espaços para explorar que a quantidade de gente à bordo nem chegou a ser um incomodo. De acordo com outros turistas e tendo feito snorkel em Key West, posso confirmar como os arredores de Islamorada oferecem os melhores pontos de mergulho das Florida Keys pelos fatores visibilidade, quantidade e variedade de espécies (veja mais fotos no final do texto).
O barco Blue parte diariamente em dois horários na Robbie’s Marina, pela manhã e a tarde, e dura 2,5 horas no mínimo. Usar colete salva vidas é obrigatório na água e o oferecido por eles é ótimo para quem não gosta de usar. Pode inflar e desinflar facilmente quando quiser, é um colete fino com apito. Máscara, snorkel e pé de pato devem ser solicitados na reserva e levados para o barco antes do embarque.
Pines and Palms Resort em Islamorada
Cada quarto ou cabana do Pines and Palms Resort é único, com estacionamento e bom sinal de WiFi inclusos na diária. O conjunto é cercado por caminhos de terra entre jardins floridos que levam a praia. Tem uma estufa de plantas, dois píers, rede, espreguiçadeiras e piscina com bar e vista para o mar.
As cabanas são compostas por três ambientes com cozinha completa em utensílios na sala, cama king size confortável no quarto e banheiro com amenities cheirosas e biodegradáveis. A decoração interna é clean com detalhes delicados. Não tem café da manhã, mas tem cozinha e já deixei a sugestão de onde comer pela manhã. Também não cobra taxa de resort e tem localização central fácil para aproveitar todo o mencionado acima.
Tome Nota Islamorada
Leve repelente! Os mosquitos são invisíveis de tão pequenos, mas fazem o estrago.
Gorjeta: é recomendado deixar entre 18-22% conforme o nível de satisfação. Lembrando que a taxa de imposto também será inclusa na nota e estes valores não são mencionados nos cardápios.
Como chegar: não há transporte público direto, mas usando trem e ônibus é possível chegar a Islamorada. De carro é o jeito mais prático e rápido pela US-1 S. São cerca de 127 km e na ilha a maioria dos estacionamentos é gratuito.
Fim de semana pode ter trafego intenso porque as Florida Keys são muito procuradas por quem mora em Miami. Os 190 km da estrada alternativa levaram 4 horas em uma sexta-feira porque a estrada principal estava fechada.
Veja mais fotos de Islamorada:
O tour na cervejaria, o passeio de barco e a hospedagem foram um oferecimento dos estabelecimentos para o #JustFunFlorida. Projeto dos sites Territórios e Não Pira, Desopila em parceria com Visit Florida e The Florida Keys.
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
Por onde começar a planejar a viagem
- Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
- Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
2.1 Avalie levar dados de internet no celular e vá comprando a moeda aos poucos. - Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
- Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.
Você está em INICIAL » ESTADOS UNIDOS » FLORIDA »DICAS PARA SUA VIAGEM
- Novo trem na Flórida
- Onde é mais rápido tirar o visto americano
- Dicas do Arizona
- Intercâmbio em Nova York
- Compras na Flórida
Serviços de reserva:
2 Comments
Ameiiii!!!
Deixa eu entender: mergulho de snorkel e local para ver o pôr do sol é em Islamorada , certo? Estava na dúvida sobre key largo
Oi Yara, gostei mais que Key West, não fiz Key Largo para comparar.