CULTURAL

Dom Pedrito da paz, dos vinhos e da boa gastronomia


Dom Pedrito já foi tema de artigos quando fiz a Rota do Pampa. Contudo, a rápida passagem foi somente para jantar e dormir porque o motivo principal eram as vinícolas da região. Desta vez reservei um tempo para andar a pé na companhia de um historiador local e mostro o que ver na cidade histórica que faz parte do Caminho Rota Farroupilha.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul

Ingressos e passeios na Serra Gaúcha e outros destinos

Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade

Dom Pedrito

Fundada em 1872, poucos anos após o fim da Revolução Farroupilha, preserva a arquitetura da época e aura de cidadezinha do interior. Mesmo pequena, oferece serviços excelentes no quesito hotelaria e gastronomia com o Hotel Alexandre, o Restaurante Cumbuca e a Vinícola Guatambu. Claro que voltei nos três e tenho novas experiências para contar. Mas antes, vamos caminhar ao redor da praça central?

quero dicas do Brasil
Dom Pedrito
Estância do Vinho Guatambu fica 15 km do centro de Dom Pedrito

O que ver em Dom Pedrito

O historiador e diretor do museu, Adilson Nunes de Oliveira, nos levou para uma caminhada na Praça General Osório e arredores para contar curiosidades e fatos relevantes sobre Dom Pedrito. Passamos pela Caixa D’água, A Casa do Gaúcho, Palácio Poncho Verde (foto destaque de 1927), Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio, Escola Nossa Senhora do Horto (1908) e finalizamos no Museu Paulo Firpo (casa de 1902). Onde objetos históricos junto com exposição de artistas regionais contemporâneos complementam o que ouvimos durante a caminhada.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio (1854)
Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio (1854)
Caixa D’água (1935) de Dom Pedrito
Caixa D’água (1935)
Detalhe na capela da Congregação das Irmãs do Horto
Detalhe na capela da Congregação das Irmãs do Horto
Vitrais da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio
Vitrais da Igreja Matriz Nossa Senhora do Patrocínio
Museu Paulo Firpo, em Dom Pedrito
Museu Paulo Firpo

Todos os locais são ao redor da praça exceto:

Museu Paulo Firpo na rua Júlio de Castilhos, 1600. Aberto das 8h às 11h30 e das 13h30 às 16h30 de terça a sexta e aos sábados das 9h às 11h30.

Escola Nossa Senhora Do Horto na Av. Rio Branco, 1206. Este não é um ponto turístico, mas o Sr. Adilson sugeriu a visita a capela da escola. Batemos na porta, pedimos para conhecer e a recepcionista nos levou na maior simpatia. 

Tour e degustação na Guatambu

No meio da tarde agendei o tour com degustação na Vinícola Guatambu. O passeio guiado pelos vinhedos e pelas etapas de produção da vinícola ocorreu exatamente como no almoço harmonizado já relatado no link acima. Como o evento completo é mensal, a probabilidade maior é fazer a degustação sob agendamento ou apenas visitar a loja. Esta sempre aberta durante a semana.

São duas opções para experimentar de 3 ou 4 rótulos acompanhados por tábua de frios e biscoitos. Uma delas inclui os vinhos especiais como o lançamento Épico. E por sorte, tivemos um dia especial porque todos os outros participantes eram proprietários de vinícolas uruguaias visitando a região. Portanto, nossos companheiros de mesa eram experts no assunto.

Degustação de 4 rótulos
Degustação de 4 rótulos
Novo vinho Épico
Novo vinho Épico
Acompanhamentos
Acompanhamentos
Vinhos e espumantes degustados
Vinhos e espumantes degustados

A Vinícola Guatambu fica no Km 265 da BR 293. Distante 15 km de Dom Pedrito. A agenda de eventos, bem como valores e contato para reserva, são informados pelo site. É preciso estar de carro ou contratar agências de Pelotas, Bagé ou Porto Alegre que organizam excursões para visitar as vinícolas e incluem esta atração. 

Restaurante Cumbuca

Consegui chegar a tempo do almoço e pude provar um pouco de cada receita no variado buffet à kilo composto por saladas e pratos quentes. A sobremesa é paga a parte e os doces caseiros dão água na boca.

O jantar foi até melhor que da outra vez porque tinha música ao vivo e estávamos em quatro amigos. Pedi taça de vinho local e um carré de cordeiro divino.

Buffet no almoço
Buffet no almoço
Sobremesas
Sobremesas
Pode pedir garrafa, taça ou meia taça de vinho
Pode pedir garrafa, taça ou meia taça de vinho

Restaurante Cumbuca fica na rua Barão do Upacarai 1055 em frente a praça central. Serve almoço diariamente e jantar nas sextas e sábados a partir das 19h. Música ao vivo somente aos sábados a noite.

Recomendo ver as fotos das mesas montadas publicadas por eles na fanpage

Hotel Alexandre

Continua sendo a melhor hospedagem em Dom Pedrito como relatei no link. Desta vez dormi na suíte dupla, menor, mais simples e com o mesmo conforto nas camas.

Quarto para duas pessoas
Quarto para duas pessoas

Hotel Alexandre fica em um prédio reformado com 126 anos de história e tem um café da manhã preparado pela mesma equipe do Cumbuca. Localiza-se ao lado e no mesmo endereço do restaurante. 

Monumento a paz em Dom Pedrito
Monumento a paz

E A REVOLUÇÃO FARROUPILHA?
Logo na entrada da cidade, um monumento indica que os Farrapos passaram por ali. Pela proximidade a Bagé certamente devem ter acontecido batalhas, no entanto, o fato histórico mais importante foi a assinatura do acordo de paz colocando um ponto final na revolução. Aconteceu em primeiro de março de 1845 no Distrito de Poncho Verde, localizado 36 km do centro, onde hoje encontra-se o Obelisco da Paz. 

Esta cidade é um dos destinos da Rota Farroupilha. Se prefere ter todo o conteúdo sobre este itinerário para consultar durante a viagem e ainda ter sugestão de roteiros com mapa interativo detalhado, adquira o guia Guia RS Rota Farroupilha >>

Guia RS pra levar na viagem e ler em qualquer aparelho

Aproveite que RS é um excelente destino para viagens de carro e alugue o seu no site da Rental Cars.

A hospedagem e refeições foram cortesia.

A viagem #RotaFarroupilha é um projeto do Territórios em parceria com As Peripécias de uma FlorCafé ViagemMochilinha Gaúcha e participações especiais de Andarilhos do Mundo e da jornalista Criz Azevedo. O roteiro teve o apoio de empresas regionais como BC&M Advogados e Agropecuária Sallaberry, além do suporte do Sebrae Costa Doce e de algumas secretarias de turismo. A ideia surgiu ao saber da Rota Caminho Farroupilha elaborada pelo Sebrae RS e oferecida como pacote turístico pela Tchê Fronteira Turismo.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » RIO GRANDE DO SUL » DOM PEDRITO » Dom Pedrito da paz, dos vinhos e da boa gastronomia
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment