Apenas pelo nome, o Santuário do Caraça nem estaria no meu roteiro por ser local de peregrinação. Ainda bem que aprendi sempre a buscar mais informações de quem já visitou e não me deixo influenciar na primeira impressão. Afinal Caraça é desses lugares onde fotógrafos de natureza, pesquisadores e amantes de história adoram estar e explorar.
Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.
Veja todos os artigos sobre Minas Gerais
AGILIZE SUA VIAGEM
Ganhe tempo e independência viajando de carro.
Onde nos hospedamos pela Estrada Real
Santuário do Caraça
Localizado entre os municípios de Santa Bárbara e Catas Altas, faz parte do Caminho dos Diamantes da Estrada Real e é considerado um santuário ecológico em mais de 12 mil hectares em área de transição entre a mata atlântica e o cerrado. A construção do Santuário do Caraça fica escondida entre a mata e a montanha. Tem museu, trilhas curtas e longas, centro histórico, cachoeiras, piscinas naturais, biblioteca, igreja, catacumbas, restaurante e pousada. Tudo na maior tranquilidade.
Como chegamos no final da tarde e fomos embora na manhã do dia seguinte, não sobrou tempo para fazer as trilhas, mas foram algumas horas de conversa com o Padre Lauro e mais um tempo apreciando as fotografias feitas por ele em exposição no museu. Para se ter uma ideia, ele colabora com uma universidade e já descobriram espécies únicas da fauna e flora.
+ Leia: Temporada de Birdwatching começa na primavera
Além disso, pesquisadores colocaram câmeras na mata comprovando a grande quantidade de onças e diversos animais ameaçadas que estão protegidos na Unidade de Conservação, título concedido devido ao trabalho de preservação que vem sendo realizado. Vale acrescentar que a região é cercada por mineradoras e provavelmente teria sido desmatada sem essa proteção.
O bate papo com o Padre Lauro aconteceu na hora do delicioso chá com pipoca, servido diariamente depois da missa. O museu e a biblioteca contam a história do lugar e da humanidade com livros raros datados do século XVI. Todo o acervo pode ser consultado por pesquisadores com agendamento prévio, nós apenas fotografamos.
O Lobo Guará
A atração mais famosa acontece diariamente a partir das 19h30. Uma bandeja com carnes e frutas é colocada no chão em frente à porta da igreja para atrair os lobos. Timidamente eles se aproximam, apenas um por vez sobe a escada e come em meio aos espectadores. Turistas ficam à espreita em silêncio e se empolgam nos registros fotográficos quando o lobo se sente à vontade. A visita dos animais não tem hora e pode acontecer na madrugada. Mas eles já estão acostumados e encontra-los é praticamente certo.
História do Santuário do Caraça
Fundado em 1774 pelo Irmão Lourenço, tinha como objetivo desenvolver trabalhos religiosos e sociais. Depois foi doado para Missionários Vicentinos e virou o Colégio do Caraça em 1820. Recebeu a visita de D. Pedro II que deixou registrada a frase: Só o Caraça vale toda a viagem à Minas Gerais.
Permaneceu como colégio bastante conceituado até um incêndio por fim as atividades em 1968. Hoje é uma Reserva Particular do Patrimônio Natural e Centro de Peregrinação, Cultura e Turismo que mantém o foco inicial.
O nome vem da grande formação rochosa que lembra o rosto de um gigante deitado. No primeiro momento é difícil enxergar, mas observando a foto do rosto de um homem enquadrado na pedra fica bem claro.
Tome Nota Santuário do Caraça
Aberto ao público das 8h às 17h.
Hospedagem: as suítes na pousada do Santuário do Caraça tem camas confortáveis em ambiente simples e amplo. Eram os antigos dormitórios do colégio reformados após o incêndio. A diária inclui janta, café da manhã e almoço típicos mineiro: fogão a lenha, pão de queijo e variedades servidas no refeitório. Tem chá e água cortesia enquanto as outras bebidas são vendidas no bar. Em cada corredor tem uma cozinha com água à disposição.
Como cheguei lá: saímos de Belo Horizonte em jeep 4×4 passando pela Serra da Gandarela, pequenas cidades como Brumal e teve até parada para banho e apreciar a paisagem. O roteiro no caminho foi elaborado pelo Nerea, guia e motorista na empresa de mesmo nome. Outra opção é pegar ônibus até uma das rodoviárias próximas e depois um táxi.
Carimbo no passaporte da Estrada Real: quem faz o trecho entre Santa Barbara e Catas Altas (19,7km) pode pegar o carimbo no passaporte em Catas Altas. Juntando 10 carimbos pode pegar o certificado do Caminho dos Diamantes.
Veja mais fotos do Santuário do Caraça:
Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.
DICAS PARA SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- Dicas para alugar um carro
Úteis:
ESTADOS VISITADOS
- ALAGOAS
- AMAPÁ
- AMAZONAS
- BAHIA
- CEARÁ
- DISTRITO FEDERAL
- GOIÁS
- ESPIRITO SANTO
- MARANHÃO
- MATO GROSSO DO SUL
- MINAS GERAIS
- PARANÁ
- PARAÍBA
- PERNAMBUCO
- PIAUÍ
- RIO DE JANEIRO
- RIO GRANDE DO SUL
- RORAIMA
- SÃO PAULO
- SANTA CATARINA
- SERGIPE
- TOCANTINS
Melhores fotos e pontos turísticos do Jalapão
Melhores fotos da Chapada das Mesas
Melhores fotos da Rota Farroupilha
Melhores fotos da Expedição Monte Roraima
70 fotos da Estrada Real
O projeto Blogueiros na Estrada Real foi patrocinado pelo Instituto Estrada Real e teve apoio da Bancobrás. Com a presença dos blogs Dentro de Mochilão, Pé na Estrada, Segredos de Viagem, Territórios, Trilhas e Aventuras, Viajando com Eles e Viagens Cinematográficas.