Patrimônio Cultural Brasileiro

Patrimônio Cultural Brasileiro


Dizem que o segredo das famosas moqueca e torta capixabas está na panela onde foi preparada – a de barro feita pelas Paneleiras de Goiabeiras. Um artesanato original reconhecido e registrado como Patrimônio Cultural Brasileiro.

Read in English

Siga @blogterritorios no Instagram

Já segue @blogterritorios no Instagram?

Corredores do galpão
Corredores do galpão

Patrimônio Cultural Brasileiro: Paneleiras de Goiabeiras

Uma churrasqueira de barro
Uma churrasqueira de barro

No último feriado fui conhecer Vitória e visitei o Galpão recentemente inaugurado para as artesãs trabalharem e venderem suas artes. É um lugar amplo com corredores exibindo vários tamanhos e formatos de panelas, além de acessórios para cozinhar ou decorar. Até uma peça que serve bem como churrasqueira eu encontrei. Na parte externa tem uma fogueira onde é feita a impermeabilização da cerâmica.

Patrimônio Cultural Brasileiro
No processo de impermeabilização

Dentro do galpão uma senhora ia me contando sobre o processo de criação enquanto dava forma ao barro e tentava me convencer a comprar vários produtos. Se eu não estivesse viajando de mochilão, o papo dela teria feito eu gastar demais.

Mulher molda peças
Mulher molda peças

A forma como elas fazem as panelas é uma tradição milenar indígena, mais antiga que a colonização portuguesa, passada de geração para geração até hoje pelas Paneleiras. A atividade é tradicionalmente feminina, mas vi homens fazendo tão bem quanto elas. Claro que supervisionados pelas mulheres da família.

A fabricação passa pelas mãos das paneleiras desde a modelagem, raspagem, açoite, queima e polimento. Todo material envolvido no processo tem origem na própria ilha de Vitória. A argila é retirada do barreiro do Vale do Mulembá, a tinta vem do mangue vermelho (dos manguezais de Goiabeiras) e a vassourinha de muxinga (utilizada no açoite) é de um arbusto local.

Artesã fazendo açoite
Artesã fazendo açoite

Nota do editor: aqui no Territórios, nossa prioridade é fornecer aos leitores as informações necessárias para tomar decisões sobre viagens, além de inspiração e conhecimento. Este não é o melhor momento para turismo presencial, mas estamos compartilhando dicas que podem ser úteis em viagens essenciais que precise fazer.
De qualquer forma, pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco.

Tome Nota

A autêntica panela de barro capixaba é identificada por um Selo de Qualidade da Associação. O melhor lugar para comprar é no galpão direto com as artesãs. Levei uma de tamanho médio com tampa por R$15 e ainda ganhei folhetos com receitas. Os preços são ótimos.

ASSOCIAÇÃO DAS PANELEIRAS DE GOIABEIRAS fica na rua Leopoldo Gomes Sales, Goiabeiras Velhas. Abre de segunda a sábado das 8h às 18h.

As panelas originais são muito utilizadas pelos restaurantes locais, onde já é possível perceber a diferença no sabor e ter vontade de ter uma em casa. 

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

INICIAL » BRASIL » ESPIRITO SANTO » VITÓRIA » Patrimônio Cultural Brasileiro
quero dicas do Brasil
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

1 comentário

  1. Oi, Roberta.
    Que orgulho ver a minha Vitória falada por aqui!
    Preciso me desculpar, mais uma vez, por não ter respondido a sua mensagem a tempo, mas espero que o Rotas tenha te ajudado nessa viagem.
    Não dá pra vir a Vitória e não ir às Paneleiras! 😉
    Abs,
    Tiago

Deixe uma resposta