CULTURAL

Loma Grande e as experiências no Mama Cuchara


Entre os passeios culturais mais interessantes quando visito uma nova cidade está interagir com os moradores para observar as suas rotinas e seus saberes, dessa forma, compreendo profundamente a essência do lugar. E pode ser mais perfeito do que a hospedagem organizar um tour com o melhor da vizinhança, unindo personalidades, história e experiências únicas? Neste artigo conto como foi visitar o bairro la Loma Grande enquanto hospedada no hotel Mama Cuchara, em Quito, no Equador.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre o país

AGILIZE SUA VIAGEM
Precisa de seguro viagem? Saiba como comprar online com cupom de desconto

Agende passeios e transfer agora na Get Your Guide, Civitatis ou saiba como funciona

Mama Cuchara é o nome dado a um trecho de uma rua com formato de colher (cuchara em espanhol) no bairro la Loma Grande, nos limites do Centro Histórico de Quito. Há uma estátua no meio, rodeada por um centro cultural e um hotel boutique, também chamados Mama Cuchara. Então, a via com construções coloniais se estende pela rua Rocafuerte até o Arco de Santo Domingo, local da igreja e praça de mesmo nome.

Por sua vez, Loma Grande é um bairro tradicional que viu a cidade se desenvolver sem perder a sua essência, como seus artesãos residentes passando o seu ofício por gerações. Local de conspirações, lendas e encontros, já foi conhecido como “Babilônia” por sua vibrante vida noturna, inclusive mencionado na canção regional “El Chulla Quiteño”.

Rua curva no bairro colonial Loma Grande tem estátua no meio. Carros estacionados e pessoas caminhando
O trecho Mama Cuchara visto do hotel

Nos últimos anos, a zona passou por uma revitalização, com diversos estabelecimentos gastronômicos e culturais ocupando os casarios e atraindo moradores e turistas para explorar seus caminhos, alguns ainda de pedra. Entre eles, o meu hotel e o Centro Cultural Mama Cuchara, não entrei nesse último, mas ouvi provavelmente a Banda Sinfônica Metropolitana de Quito ensaiando em sua casa. O espaço é local de prática e estudo de 6 grupos profissionais de música.

Tour La Loma de los Encantos

O passeio a pé pela rua Rocafuerte inicia na loja ao lado do hotel Mama Cuchara, que é uma mistura de artesanato equatoriano com degustações e bem-estar. Segue para um ateliê de máscaras com aula prática e termina explorando um templo histórico impressionante.

Cacao Experience em Loma Grande

Entendi ser uma degustação de chocolate, mas foi uma experiência sensorial bem completa e exclusiva, a começar pelo aroma do ambiente, que é fechado somente para atendimento ao grupo previamente agendado.

Mãos moem nibs de cacau no bairro Loma Grande
Moendo nibs de cacau

Sentadas na única mesa, recebemos massagem nas mãos com hidratante e óleo de cacau, então tem início a degustação:

  1. Nibs de cacau-branco da Amazônia, seguido por nibs de cacau tostado.
  2. Foundue de merengue e cacau 100%.

Pausa para terapia, tirando a casca dos nibs de cacau torrado e depois moer o ingrediente. Assim também participamos da criação da próxima bebida.

  1. Chocolate quente muito diferente, onde conseguimos distinguir cada ingrediente utilizado como sal.
  2. Ao final, provamos a cerveja de cacau stout e a cachaça artesanal de cacau.
Cerveja de cacau para degustar no bairro Loma Grande
Cerveja de cacau

Atelier de máscaras do Don Alberto

Homem se movimento e usa máscara verde com chifres em um atelier de Loma Grande
Dom Alberto encenando com a máscara

A próxima parada foi na oficina do “El Caretero” para um workshop de máscara de papel e aquelas conversas que fazem a gente aprender e se sentir bem no final do dia.

O artista Dom Alberto usa técnicas ancestrais e manuais para transformar papel ou barro em personagens folclóricos. As máscaras são repletas de simbolismos, além de importantes nas festas religiosas do Equador.

Primeiro ele mostra o seu trabalho e conta histórias, então nos convida a colocar a mão na massa, ensinando como fazer e dando sugestões para melhorar a técnica conforme damos cor à pasta branca.

Máscaras de papel de artesão de Loma Grande

Por fim, ele é sensitivo e pode querer te passar uma mensagem única por uma prece. Pede permissão, acende uma vela e diz coisas que fazem sentido (ao menos fez para mim). O resultado é leveza em poucas horas, aprendendo sobre tradição, criatividade e patrimônio cultural.

Atravessamos a rua para o próximo atrativo e, quando pensei ter visitado as principais igrejas na primeira vez em Quito, entro na belíssima Santo Domingo.

Igreja de Santo Domingo

Capela antiga em tons vermelho e ouro, cobrindo a madeira entalhada. Igreja Santo Domingo, no bairro Loma Grande
Capela Virgen del Rosario

Construída inicialmente por padres dominicanos, teve intervenção de vários artistas locais resultando em uma mistura de detalhes barrocos e neoclássicos somados a uma variedade de obras de arte e joias sacras. Os objetos valiosos eram escondidos, acessíveis somente ao clero até a atual administração ser mais liberal e organizar um museu aberto para a apreciação dos visitantes.

A capela da Virgen del Rosario é impressionante em tons vermelho e ouro, cobrindo a madeira entalhada. Subindo as escadas ao lado direito do altar e adentrando por uma enorme porta de madeira dourada, há uma sala coberta por afresco em tema floral para acomodar outras obras. Ali é o exato local do famoso Arco de Santo Domingo sobre a rua Rocafuerte.

Livros antigos em estante na Biblioteca do convento Santo Domingo
Biblioteca do convento Santo Domingo

Ao fazer o passeio guiado, a igreja vira um labirinto, passando por diversas salas de decoração e tamanhos diferentes que geralmente são fechadas ao público e podemos acessar quando os padres não estão utilizando. A visita continua pelo Convento e Colégio Santo Domingo, compartilhando o mesmo pátio da igreja. O convento guarda uma biblioteca com mais de 30 mil livros raros, conservando a passagem dos dominicanos pela América do Sul, inclusive escritos e pintados à mão, além de outros com notas do cotidiano, como uma lista de compras do século XVII.

Do ponto mais alto da torre está o acesso às cúpulas, caminhando sinuosamente por azulejos em tons de verde e amarelo. Subir nelas ao anoitecer é uma foto imperdível e possibilidade de ter esse céu como cenário.

Cúpula de igreja com vista para o bairro Loma Grande e céu azul com nuvens em tons de rosa no anoitecer
Cúpula de Santo Domingo

Atrativos nos arredores de la Loma Grande

Essas foram as três experiências vividas no tour La Loma de los Encantos, mas há outras organizadas pelo Art Hotels sempre valorizando a cultura e as pessoas residentes do bairro. Além desses atrativos, desde o hotel Mama Cuchara também pode:

  1. Visitar a pé os principais pontos do Centro histórico de Quito.
  2. Pegando um transporte, chega em poucos minutos no topo do icônico Panecillo para uma vista 360° e bom astral nos finais de tarde.
Mulher de calça azul e casaco roxo sentada em cúpula de igreja com vista para o bairro Loma Grande
Vista para Panecillo atrás da cúpula de Santo Domingo
  1. Um pouco mais longe, mas também de fácil acesso, está o Teleférico de Quito, onde dá para ver toda a cidade do alto do vulcão Pichincha.

Hotel Mama Cuchara by Art Hotels

Visto da rua, um prédio histórico muito bem preservado (foto destaque), ao entrar um hotel boutique charmoso e ao se hospedar, todo o conforto de um hotel 5 estrelas em uma casa colonial que já foi sede de uma das primeiras fazendas de Quito, no ano 1800.

O casarão, de arquitetura colonial espanhola, dá destaque ao pátio central, visto de todos os quartos localizados no andar superior. A decoração exibe uma coleção privada de arte mesclada com exposições rotativas de criadores equatorianos, onde tudo está à venda (do travesseiro às esculturas) e a renda é revertida para a comunidade ao redor e aos próprios artistas.

Vista do alto para pátio central com mesas e plantas. Paredes brancas e iluminação natural
Pátio interno e restaurante La Plaza

Cada cantinho do Hotel Mama Cuchara tem uma história e há lendas contadas com empolgação pelos seus funcionários desde o drink de boas-vidas. Obviamente, fiquei questionando tudo, geralmente eles são discretos, além de muito atenciosos. O bom atendimento é acompanhado por um menu rotativo para demonstrar os temperos e diversidade da culinária do Equador.

As suítes exalam bom gosto

Quarto de hotel de luxo no bairro Loma Grande, em Quito. Decoração em madeira escura, marrom e tons de branco. Quadro na parede e cortina azul.
Suíte Superior
Mulher, morena de cabelos no ombro, veste roupão branco sentada na cama enquanto tomo algo em xícara preta
Tomando um chá de guaysa disponível na suíte

São 30 suítes, cada uma com decoração única, em 4 categorias:

Os quartos Luxury têm uma área de estar, cama king-size e alguns têm varanda ou banheira. Cada quarto Deluxe e Superior é mobiliado com uma cama queen-size. A minha foi a aconchegante Premium, com duas camas queen-size, armário e vista para o pátio interno, acomodando duas pessoas.

Entre as comodidades do quarto estão minibares de produtos equatorianos como cortesia, televisão, wi-fi, cofre, máquina de café, frigobar, roupão, chinelos e um menu de travesseiros. No banheiro, produtos de qualidade para o banho e secador de cabelo.

Mama Cuchara é um dos empreendimentos da Art Hotels, rede equatoriana conhecida por unir arte, história e sustentabilidade, como a oferta de tours relatados acima.

Onde: Vicente Rocafuerte E3-250 e Luis Chávez, Loma Grande, Quito.

A avaliação no Booking.com é Fabuloso com nota 8,8.

Rooftop e restaurante abertos ao público em Loma Grande

O bar no terraço do hotel Mama Cuchara nos brinda com vista 360° para o centro histórico, El Panecillo e além da Basílica do Voto Nacional. O nome foi inspirado pela lenda local: “El Santo que da Marido”.

Há mais de um século, uma jovem vivia naquela mesma casa e, por ainda não ter encontrado um marido, rezou a novena para Santo Antônio. Frustrada, após inúmeras orações, jogou o Santo pela janela que caiu sobre um passante. Ao entrar na casa irritado e exigindo explicações, ele conheceu a jovem, se apaixonou e eles se casaram meses depois. Portanto, peça o seu drink, aproveite e vista e ore, se marido for o seu desejo. Apenas não jogue nada, até porque hoje o ambiente é aquecido e protegido do vento por vidros.

Mesa posta em detalhes vermelhos no bar no terraço para ver as luzes de Loma Grande
Bar no terraço para ver as luzes de Loma Grande

O restaurante La Plaza serve culinária equatoriana gourmet no pátio central da propriedade, iluminado por luz natural. Ali também é servido o café da manhã a la carte, que pode ser americano ou temático.

O bar e o restaurante são abertos ao público, assim como os tours da Art Hotels.

Enfim, não deixe de incluir uma passagem pelo bairro Loma Grande no seu roteiro por Quito e a experiência será melhor ainda se a hospedagem for no Mama Cuchara. Elegante, emblemático, sustentável e impecável na hospitalidade, o hotel testemunha o legado histórico e cultural da cidade.

A hospedagem e o tour foram cortesias e esse relato é o meu deleite nessa experiência maravilhosa.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » EXPERIÊNCIAS » ROTEIRO » Loma Grande e as experiências no Mama Cuchara
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 18 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Pablo Carroll Reply

    Your passion for your subject matter shines through in every post. It’s clear that you genuinely care about sharing knowledge and making a positive impact on your readers. Kudos to you!

Write A Comment