Mais um amigo talentoso vem mostrar o seu trabalho por aqui. O meu ex-colega do laboratório fotográfico da Unisinos (no tempo da revelação manual) vem percorrendo uma carreira de sucesso no fotojornalismo. Fredy Vieira ministra cursos, ganha prêmios e faz exposições como “Via Láctea, as estrelas que não vemos”. Tema da imagem desta semana que também é um convite para quem passar por Porto Alegre até o início de dezembro.
O texto continua após os serviços recomendados.
Leia todos os artigos sobre o Rio Grande do Sul
Estado em risco alto e altíssimo com bandeiras vermelha e preta para Covid-19.
Alugue um carro e rode pelas estradas gaúchas com maior liberdade
Foto da Semana #245 Estrelas que não vemos
Com o intuito de mostrar o brilho do céu que não conseguimos ver a noite devido à poluição luminosa. Fredy expõe 14 imagens de nightscapes em diversos formatos. Elas retratam estrelas e a Via Láctea como esta tirada em Bojuru, perto de Mostardas. Já a foto de capa é uma composição sobre o skyline de Porto Alegre justamente pra chamar a atenção da falta de luz natural nos grandes centros urbanos.
Via Láctea, as estrelas que não vemos

Fredy Vieira é fotojornalista premiado – Prêmio Press de fotografia em 2016. É repórter-fotográfico do Jornal do Comércio de Porto Alegre e colaborador em agências internacionais e nacionais de fotografia.
Texto do curador Anaurelino Corrêa de Barros Neto
O Homem, desde os primórdios, teve fascínio em contemplar a abóbada celeste, foco do trabalho de Fredy Vieira. Devido ao processo de evolução da sua consciência, despertou a necessidade de reflexões e de interrogações ao longo dos séculos, principalmente através da Filosofia e Ciências. Com o intuito de decifrar a imensidão da Via Láctea, seu sistemático desejo de conhecimento e dominação, seja de territórios, seja de civilizações, levou-o a conquistas sem precedentes. Desde a criação de telescópios, cada vez mais potentes, até a chegada ao solo lunar e a outros planetas, mapeando o Universo .
Estaríamos sós nessa escuridão espacial?
Nas últimas décadas, descobertas evidenciaram que o contato excessivo com a luz artificial, a que estamos submetidos, altera os ritmos circadianos, conhecido como relógio biológico, afetando a saúde dos seres vivos. Esses estudos, recentemente ratificados, levou os cientistas à conquista do Prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2017. No entanto, eles negam, justamente o que chamamos de progresso da civilização, e seus significados contraditórios:
ESCURIDÃO- COSMOS – NIRVANA x LUZ ARTIFICIAL -URBE – CAOS.
O fotógrafo e artista, Fredy Vieira, arrebata para si uma parcela deste Cosmos e nos devolve imagens de Arte desconcertantes e avassaladoras, que perdemos ao longo dos séculos. Sua relação com as estrelas leva-nos a mergulhar num universo desconhecido, misterioso, cheio de vazios, de luzes surpreendentes e de infinitos inatingíveis, que esquecemos de observar na nossa vida cotidiana. É necessária uma absurda escuridão, quase total, permanecendo o obturador aberto e imóvel, para que tais soluções plásticas sejam construídas e concretizadas .
Essas imersões nos Campos da Serra ou no abandonado litoral do Sul, no entanto, não o impede de manter em seus registros o vínculo terrestre, devido à presença de elementos, como rios e cascatas, a solidão das casinhas de salva-vidas e os fálicos faróis isolados, todos sempre colocados em primeiro plano, num encontro indispensável . Fredy necessita sistematicamente dessas imersões, que remetem a uma reza consigo mesmo, um ritual mágico, carregado de significados oníricos e emocionais, que servem para alimentar e reacender sua alma de Artista. Estamos sós?
Tome Nota “Via Láctea, as estrelas que não vemos”
Exposição “Via Láctea, as estrelas que não vemos”, de Fredy Vieira.
Onde: Aberto Caminho de Artes na Rua Marechal Floriano Peixoto, 760 – Caminho dos Antiquários – Centro Histórico de Porto Alegre.
Quando: abertura no dia 28 de outubro de 2017 (sábado), às 11h. Visitação até 10/12/2017, de segunda a sexta das 14h às 18h e sábados das 10h às 15h.
Entrada gratuita.
Participe do Foto da Semana! Envie sua imagem pelas redes sociais ou para contato.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA SUA VIAGEM
- Rotas regionais para voar no Rio Grande do Sul
- Cheguei, e agora? Qual melhor transporte em Porto Alegre
- Evite imprevistos nas estradas gaúchas
- Comprar e reservar online: evite fraudes
- Tours e Traslados: como contratar
- Ingressos: como comprar antes e durante a viagem
- O que levar a mala ou mochila
- Como ser um turista do bem em 9 dicas
- É seguro fazer reserva de hotel pelo Booking?
Cidades e parques visitados no RS:
2 Comentários
Ola.
Muito obrigado por divulgar essa exposição do Fredy Viera que envolveu dedicação e emoção nessas fotos espetaculares .
Marca com a gente um café por lá. Será um prazer
Abração
Anaurelino Barros Neto
E um prazer Anaurelino. Fredy é um artista e vou avisar se conseguir passar por Porto Alegre até dezembro. Abraço