Nairóbi

Dois dias na capital do Quênia


Nairóbi figura entre as capitais dos contrastes e, literalmente, é a mais selvagem de todas por ter um parque para safari ao lado. Já viu aquelas fotos de girafa com a linha de prédios ao fundo? É lá.

A capital apresenta construções modernas em ruas sem calçada; tem as redes de hotéis mais luxuosas de um lado e a maior favela do planeta do outro (Kibera é dez vezes maior que a Rocinha); há um eixo cultural forte e segurança debilitada; tem centros de proteção à vida animal referência no mundo, enquanto a pobreza entre os humanos é imensa…

Atenção! O Quênia não está permitindo a entrada de turistas no país.

Leia todos os artigos sobre o Quênia

Nota do editor: Este não é o melhor momento de viajar para fora do Brasil, mas pode ser agradável planejar uma viagem futura ou aprender algo lendo nossas experiências. Continue conosco!

Dois dias na capital do Quênia

Flycatcher em Nairóbi
Flycatcher, um dos lindos pássaros cauda longa que encontrei pelo país

Infelizmente, só conheci a capital do Quênia pela janela da van e algumas cenas me deixaram curiosa. Por exemplo, a quantidade de pessoas andando a pé nos acostamentos em meio ao trânsito caótico. Também as “lojas” vendendo de tudo com a peculiaridade de não ter a loja em si, são camas, estátuas, sofás e outros produtos grandes vendidos na rua como se fosse uma grande feira de alimentos. Será que eles guardam tudo todos os dias?

Enfim, apenas visualizar Nairóbi não foi o suficiente para ter uma opinião formada a ponto de passar minhas impressões por aqui. Quando cheguei me buscaram no aeroporto e me levaram para um hotel de luxo, localizado em bairro nobre, e de lá para passeios ou outro aeroporto.

Mesmo passando algum trabalho, ainda prefiro desbravar uma cidade a pé, me hospedar onde possa sair pra rua (da recepção do hotel não dava para ver o portão de entrada), observar a rotina e conhecer os locais. Mas esta foi uma viagem de imprensa com roteiro escolhido a dedo para nos deixar com a melhor das impressões e mostrar como pode ser seguro viajar para o Quênia. Realmente foi uma das melhores viagens que fiz na vida e me senti muito segura, mas se houver nova oportunidade vou fazer diferente.

O roteiro seguro é permanecer em Karen, distrito de Nairóbi onde moram os europeus, tem os melhores hotéis e atrações turísticas mais famosas. Ali não tem prédios modernos, as construções são elegantes e continua sem calçamento com as pessoas caminhando no acostamento. O nome parece ter origem em sua moradora mais ilustre – Karen Blixten, escritora e pintora dinamarquesa cuja vida virou livro e o filme “Entre dois Amores” (Out of Africa).

O que fazer (fiz) em Nairóbi

Giraffe Center é uma das atrações em Karen
Giraffe Center é uma das atrações em Karen

Foram duas noites em Nairóbi, mas fiz todos os passeios em um dia com tranquilidade. Além da vontade de me aprofundar na cultura local, faltou a experiência inusitada de fazer safari de táxi ou ônibus no Nairobi National Park. Mais pelo contexto urbano do que pelos animais, afinal o melhor dos safaris é em Maasai Mara (quarta parada do nosso roteiro). Exceto para ver rinocerontes porque o parque de Nairóbi é um santuário. Por proteção, já que o Quênia tem um cuidado maior de preservação do que os países vizinhos, os rinocerontes foram retirados dos parques de fronteira e concentrados no interior do país, aqui e em Lewa.

Se encantar no David Sheldrick Wildlife Trust

É o orfanato de maior sucesso no resgate e reabilitação de elefantes no mundo. Existe desde 1977 e permite a visita somente na hora da mamadeira. Já contei em detalhes  e mostrei em vídeo como foi essa experiência no “Emoção e informação em orfanato de elefantes“.

Hora da mamadeira no orfanato de elefantes
Hora da mamadeira no orfanato de elefantes
Um dos ambientes do restaurante
Um dos ambientes do restaurante

Comer carnes exóticas no Carnivorous

É a churrascaria local e um dos poucos lugares onde a venda de carne de caça é permitida no país. A liberação é conforme a população de cada espécie, então o cardápio de carnes exóticas varia e o disponível é servido em rodízio. Comi crocodilo, ema, fígado, bola de touro, ovelha e leitão, nenhuma novidade, apenas prazer em me alimentar de carnes que adoro. A decoração é africana em diferentes e amplos ambientes. Sentamos nas mesas do jardim para o almoço e provamos alguns coquetéis preparados na nossa frente com direito a cantoria de boas-vindas, a tradicional música Jambo. Localizado na Langata Rd.

A churrasqueira do Carnivorous
A churrasqueira do Carnivorous

Passear no Karen Blixen Museum

É o cenário de uma história real mostrando obra e vida de Karen Blixen na sua fazenda. A casa é uma réplica da original feita para as filmagens de “Out of Africa”, filme ganhador de 7 óscares. Dentro muitos objetos são originais ou doados pela produção do filme e a história é contada em detalhes em visita guiada. Informações no site.

Onde foram gravadas várias cenas do filme Entre dois Amores
Onde foram gravadas várias cenas do filme Entre dois Amores

Visitar o Giraffe Center

Outro centro de preservação, este com girafas como destaque e talvez a única oportunidade de interagir com elas, afinal durante o safari elas não deixam chegar muito perto. Pode dar ração para as girafas, rolar beijos na bochecha e até de língua, para os mais empolgados. Informações no site.

Giraffe Center em Nairóbi
Eca! Além da língua preta, ela tem bafo

Comprar artesanato em Nairóbi

As máscaras e estátuas maasai de madeira são maravilhosas, vontade de comprar todas quando entra nos galpões com corredores lotados de produtos à venda. Os preços não são convidativos, mas com certeza vale o investimento. Peça indicação no hotel ou para o motorista, são várias opções na cidade, mas agora não sei dizer exatamente em quais fui.

Artesanato em madeira
Artesanato em madeira

 Outros tours em Nairóbi

 

Tome Nota Nairóbi

Como circular: o transporte público não é a melhor opção, tanto que os locais preferem andar a pé. Contrate um transfer, pacotes para os passeios ou alugue um carro. Veja opções com o nosso parceiro Rental Cars.

Hospedagem: foram dois hotéis cinco estrelas maravilhosos com destaque para o HEMINGWAY’S onde passei duas noites. São suítes amplas e luxuosas com vista para o jardim e a montanha Ngong. O restaurante Hemingway’s Brasserie é aberto ao público e serve café da manhã, almoço e janta a la carte. Leia a minha resenha aqui.

Quarto no Eka Hotel Nairobi
Quarto no Eka Hotel Nairobi

EKA HOTEL foi o hotel da última noite da viagem por ficar próximo ao Jomo Kenyatta International Airport, é elegante e contemporâneo com suítes mais compactas. Também tem restaurante bar aberto ao público, mas o serviço foi demorado.

Quem gostou da ideia de interagir com as girafas vai, amar se hospedar no GIRAFFE MANOR, localizado ao lado do Giraffe Center tem os animais soltos pela propriedade e café da manhã divertido. As girafas colocam a cabeça pela janela pra pedir comida! Embora não ache sustentável alimentar os animais com as nossas comidas, vai da consciência de cada aproveitar o momento e causar o mínimo impacto. Não passei por isso, mas vi fotos e achei interessante.

Os preços desses hotéis variam de U$180 a U$ 1000, mas tem opções de hostels e guest houses a partir de U$ 25, se achou salgado, compare valores no metabuscador.

Piscina do Hemingway's
Piscina do Hemingway’s Nairobi

Esta viagem foi patrocinada pelo Kenya Tourism Board.

Fazendo a reserva de hotéis e aluguel de carros pelos links fornecidos você colabora com as despesas do site.

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

INICIAL » QUÊNIA » NAIROBI » Dois dias na capital do Quênia
Roberta Martins

Roberta Martins

Publicitária, geradora de conteúdo sobre turismo, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 14 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e ecoturismo. Saiba mais na página da autora.

2 comentários

  1. Boss informaçoes, estou indo dois dias e vai me ajudar muito. Acho que faltaram valores dos tickets para as visitas

    1. Oi Lisiane, obrigada. Eu viajei em 2014, então os valores são antigos e por este motivo não coloco. Sugiro visitar os sites dos atrativos para preços e horários atuais.

      Boa Viagem! Quênia foi uma das minhas viagens mais interessantes até hoje

Deixe uma resposta