Como era o cotidiano de Barcelona quando tive a oportunidade de estudar pela Fundación Carolina. Parte do meu diário relatado dia a dia nos primeiros anos do Territórios. Para artigos mais atuais sobre o país, acesse aqui.
O melhor da capital catalã são as obras de Gaudí, a mescla cultural (tem o lado bom e o ruim) e a infraestrutura para pedalar, muitos só usam a bicicleta como meio de transporte.


Viver um tempo em Barcelona faz bem para qualquer designer, mas Madrid estaria entre minhas cidades escolhidas para morar, é a capital, é mais limpa, segura e organizada, tem trabalho e oportunidades. Barcelona é a maior concentração de designers, arquitetos e artistas do planeta, então o mercado esta saturado e não pára de chegar gente. Descobri que a maioria dos designers famosos daqui, são de outros países, muitos da argentina e norte da Europa. O design brasileiro esta bem conceituado, e as instituições de ensino também, principalmente pós-graduação.

Se eu morasse mais tempo aqui poderia mobiliar meu apartamento com os móveis que encontro pelas ruas. Todos os dias de noite vejo bons móveis jogados nas calçadas, principalmente no bairro de Grácia, onde estou. De noite também tem pouco espaço para pedestres nas calçadas, tudo lotado com motos e bicicletas estacionadas.
Na Rambla quando os bares fecham (1h30 da madrugada) aparece um outro lado, o das drogas e prostituição, como em muitas cidades turísticas brasileiras. Existem mais muros e policiais que em outras cidades europeias. Aqui não tem violência, mas tem muito ladrão.

Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Barcelona.
© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.
Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:
1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo
2. Levar nossos guias de viagem no celular
3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.
A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!
Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

DICAS PARA A SUA VIAGEM
Serviços de reserva:
Prêmio Internacional

1 Comentário
Roberta:
Primero que nada quiero decirte que ME FASCINÓ TU BLOG, no lo había visto!
Me dió tanto gusto recordar con las fotos que pusiste y revivir experiencias con el relato, que sí le entendí en su mayoría, no olvidaste los detalles que hicieron de ese viaje todo lo especial que fue.
Tu blog me ha sacado tantas risas y por poco las lágrimas.
Me volveré una lectora asidua… seguro.
Ana Calderón Góngora