ESPANHA

Vale conhecer Madrid, vale!


Quando ganhei a bolsa da Fundación Carolina pude passar quase mês mês em Madrid em imersão total na cultura ibérica, sem nunca ouvir uma palavra em português e convivendo somente com nativos da língua espanhola. Adorei a cidade, está entre meus lugares escolhidas para morar. São muitas opções de lazer e cultura, é a capital do país, é limpa, segura e organizada.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Espanha

Quer agendar passeios e transfer agora? Use a Get Your Guide ou saiba como funciona

A metrópole Madrid

Edifício Metrópolis na Gran Via é cartão postal de Madrid
Edifício Metrópolis na Gran Via

As pessoas na rua são bonitas, vaidosas e bem produzidas. Fiquei encantada com os chicos, em cada esquina dava um novo suspiro, não sei se são espanhóis, mas eu nunca tinha visto tantos homens lindos na mesma cidade.

É muito agradável caminhar nas largas avenidas Serrano e Castillana onde tem aquelas lojas de marca e muita gente bonita passando. Por toda a cidade existem muitas fontes, jardins, palácios, esculturas e prédios imponentes bem conservados. Como o Teatriz, um teatro antigo que virou restaurante onde adorei a decoração. A avenida Gran Vía é maravilhosa, lugar para caminhar olhando para cima admirando os prédios antigos misturados com publicidade e lojas conceito. O Paseo Del Prado é uma rua arborizada onde ficam os museus mais famosos da espanha: Prado, Centro de Arte Reina Sofia e Thyssen-Bornemisza. Também recomendo caminhar pelas Calle Mayor, Calle de Alcalá e Calle Atocha.

Plaza Mayor de Madrid
Plaza Mayor

O Museu do Prado, apesar de não ser meu tipo de arte preferida, vale a visita pelo prédio e para ver obras do século 11 ao 19 de Goya, Velásquez e outros famosos. O Museu Reina Sofia, onde esta a obra Guernica de Picasso, este sim adoro, tem várias obras de modernistas como Dali, Miró e outros. E o Thyssen-Bornemisza que era de um colecionador, hoje tem obras variadas e exposições temporárias.

Na parte antiga da capital tem que passear na histórica Plaza Mayor, tirar fotos no Marco Zero e beber muita cerveja nos botecos típicos espanhóis. Outras praças e parques que merecem uma visita são Puerta Del Sol que era a porta da cidade; Plaza Da Villa com prédios antigos e diferentes estilos de arquitetura, o Jardim Botânico onde vale se perder pelos caminhos internos e o Parque Del Retiro. Neste último, todo domingo é uma explosão de cultura, vários rostos e etnias, várias línguas e pessoas mostrando sua arte, uns dançam, outros batucam, muitos pedalam e andam de roller/patins, vários brincam com malabares e a maconha rola solta. Pelo menos até a policia aparecer para a galera debandar (os maconheiros) e o resto continuar como se nada estivesse acontecendo.

Parque del Retiro
Parque del Retiro

ENCONTRE HOTEL EM MADRI

Teto no Teatriz
Teto no Teatriz

Domingo também é dia de Feira Do Rastro, em La Latina, com antiguidades, artesanatos e brechó. Tem de tudo para vender e com ótimos preços, mas achei bagunçado, para comprar coisas boas precisa ficar horas vasculhando cada barraca. Tem que ter paciência e cuidado para não se perder dos amigos.

La Movida!

Madrid é uma cidade boêmia com muitas opções de botecos que fecham cedo e baladas agitadas, como a Joy, que terminam bem tarde. Na Plaza Santa Ana fica o público mais jovem e os bares mais caros; os mais baratos ficam em La Latina; no Chueca gls e modernos; em Malasaña são poucos os turistas; para beber e comer tapas a pedida são os bares próximos a Plaza Mayor. Na noite alternativa são vários os bares e restaurantes legais. A gente tomava uma cerveja num, ia pra outro e bebia sangria. Assim continuávamos até tarde da noite nas regiões de Puerta Del Sol E Malansaña. Nesta época bebi muita cerveja e vinho. Acaba sendo econômico, pois sempre vinha com tapas bem servidas (batatas fritas, azeitonas, salsichas, jamón ibérico, petiscos e até sanduíches de croissant). Encontrei cañas (chop) desde 0,75 à 3 euros, já com as tapas.

Boteco típico em Madrid
Boteco típico em Madrid

O vale comer em Madrid

Porras são esses churros
Porras são esses churros

Prove os famosos churros com chocolate em alguma churreria. Elas funcionam do café ao lanche da madrugada, gostei mais do chocolate espesso que dos churros. Não se assuste ao ouvir a palavra Porra, pois lá significa churros compridos, os comuns tem forma de gota.

O Menú del diabocadillos e kebabs, espalhados por toda a parte, são as opções mais econômicas para as refeições.

Para os chocólatras de plantão indico a Chocolat Factory é a melhor loja de chocolates que já vi. Tem cheiro, provas e tudo tem design desde a decoração, os chocolates, as embalagens e os materiais de comunicação. Os folders tem textura como se fossem de chocolate, dá vontade de comprar tudo.

Passei 5 dias sozinha na capital, veja o roteiro

Tome Nota Madrid

Para economizar: descubra eventos e entre, os coquetéis sempre são bons. Museo del Jamón é o lugar mais barato para beber cerveja. Beba em pé, em qualquer bar, sempre que sentar na mesa paga o serviço e fica bem mais caro. Os museus são grátis aos domingos.

A Casa Ecendida é um lugar da moda onde acontece tudo o que há de mais moderno e cult por lá. É sempre bom descobrir a agenda dos eventos. Compre o Guia del Ócio ou pegue outras revistas gratuitas para saber o que acontece na cidade.

O hábito da siesta é forte, muitas lojas fecham depois do almoço mesmo sendo uma metrópole.

Como chegar: quem vem pelo Aeroporto de Barajas é fácil pegar o metro para qualquer região da cidade. E quem vem de trem já chega na parte central ou com fácil acesso ao transporte público.

Hospedagem: ano passado minha amiga Ane ficou no Hostal Carrera que valeu pela localização na carrera de San Jeronimo, 30, 3º. O quarto era pequeno e custou 189 euros para 2 pessoas por 4 dias.

Voltei a Madrid em 2017 e recomendo Holiday Inn Bernabeu. Clique para ler a resenha.

receba dicas da Europa por e-mail

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Fotos de Oswaldo Lópoes, Roberta Martins e Betu Bet.

Você está em INICIAL » ESPANHA » MADRI » Vale conhecer Madrid, vale!

Prêmio Internacional

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2017
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

7 Comments

  1. Deus me livre!! a cidade pode ser bonita, mas os madrilenos são pessoas estúpidas e imbecis!
    se és estrangeiros eles já olham torto..
    Fui esse ano pra euro, meu destino era portugal, mas ia fazer conexão em Madrid.. Eles me seguraram lá, e me repatriaram.. Detalhe: tava com toda documentação correta; passagem de ida e volta, euros suficientes, cartão de crédito, comprovante de que tenho trabalho fixo no Brasil e principalmente a carta-convite do meu namorado que se responsabilizava pela minha estadia em Portugal.. Eles não foram com minha cara e me mandaram de volta.. tive que pagar uma nova passagem direto pra Lisboa onde nao tive problema nenhum..! Tinham mais 5 brasileiros retidos que eles iam mandar de volta pro Brasil.. RESULTADO: nunca me senti tão desrespeitada e humilhada. dica pra quem pretendem ir: REZEM PRA ELES DEIXAREM ENTRAR, NÃO BASTA TER A DOCUMENTAÇÃO COMPLETA, ELES PRECISAM IR COM SUA CARA

  2. julio mota Reply

    Concordo com todas as observações feitas. Se tivesse uma cidade para escolher no mundo, escolheria Madrid.

    Já estive inúmeras vezes naquela bela cidade, e com certeza voltarei.

  3. Adorei,já fui a espanha e estive em Madri. este site fez reviver minha viajem e as emosões do museu do Prado.
    \ parabens Roberta
    . Continue

  4. Ane Damasceno Reply

    Acho que vale conhecer, é claro para quem gosta história antiga, o Templo de Debod. É um templo original do antigo Egito onde no seu no seu interior é possível conhecer um pouco de sua origem, o seu uso e a sua história. E a outra dica é o Museo Arqueológico Nacional.

    Podem ser feitas ótimas fotos!

  5. Ane,

    ótima contribuição, esses lugares eu não conheci, mas já ouvi falar. Valeu a dica!

    Seria legal se todos os viajantes que conheceram os mesmos lugares que falamos no Territórios também comentassem com suas visões e dicas atuais.

  6. As mulheres adoram usar algo com estampa de onça, casacos marrons e sombras azuis. Os madrileños e madrileñas têm as sobrancelhas grossas, boca delineada e carnuda mas na maioria com dentes feios

Write A Comment