BARCELONA

Cotidiano de Barcelona – Diário de intercâmbio


A compilação das notícias de Barcelona conta como foi a rotina, o estágio e os passeios quando tive a oportunidade de estudar na Espanha como bolsista da Fundación Carolina. Parte do meu diário relatado dia a dia nos primeiros anos do Territórios. Para artigos mais atuais sobre a cidade, acesse aqui.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os artigos sobre a Espanha

Quer dirigir na Europa? Pegue as dicas para alugar um carro no exterior

O seguro viagem é obrigatório.

Notícias de Barcelona – Diário de intercâmbio 5

Os 5 de Barcelona no hotel
Os 5 de Barcelona no hotel

Viajamos toda a noite de sábado em trem. Cinco bolsistas ficaram em Madri e quatro foram para Barcelona comigo (dois mexicanos, o cubano e o venezuelano). No trem era uma cabine com líteras (são como beliches, três de cada lado da cabine)  muito apertada e quente, não havia espaço para ficarmos sentados e no corredor cabiam 2 em pé, mesmo assim ficamos amontoados ouvindo música e tomando rum da Venezuela até tarde.

Agora sei que viajar sozinha ou com menos de cinco pessoas é melhor ir sentado nas poltronas, pois deve ser muito desagradável viajar com estranhos num espaço tão pequeno. Vi outros passageiros que trocavam de roupa para dormir, uns colocavam pijamas, muito engraçado.

Chegamos 7h da manhã e o hotel era a partir das 12h, então fomos passear nas Ramblas, no Port Veil e no Bairro Gótico. Vi pessoas pedalando, existem muitas ciclovias e tem como levar a bicicleta no metro por toda a cidade. Aqui está bem mais quente do que em Madrid, nos deitamos no porto (perto da água para sentir o ar fresco) onde passavam vários barcos e iates com pessoas de biquíni. E eu de calça jeans e manga longa morrendo de calor. Já estou sentindo falta da residência de estudantes, este hotel é super simples, o quarto é pequeno, tinha goteira, a ducha está com defeito e não pára na parede, tenho que ficar segurando, a primeira vez que liguei foi uma molhaceira, espalhou água por todo o banheiro e a roupa que eu iria colocar ficou ensopada.

Com Luis em Port Veill
Com Luis em Port Veill
Com Ana em Port Veill
Com Ana em Port Veill
Ramblas
Caminhando nas Ramblas
receba dicas da Europa por e-mail

Feriado em Barcelona – Diário de intercâmbio 6

Luis, eu e Osmany na Barceloneta
Luis, eu e Osmany na Barceloneta

Foi divertido passar o Dia das Bruxas aqui, muitos saem de casa fantasiados (adultos e crianças) e os bares ficam decorados com esse tema. Assistimos ao jogo Barça x Chelsea e acabamos em um pub irlandês onde só se falava inglês. Aqui as tapas são pagas, por isso estou bebendo menos.

Parc de La Ciudadela
Parc de La Ciudadela

Pegamos um feriado durante a semana, fez muito calor, fomos para as praias, todos de biquíni e topless e nós de calças jeans e camiseta!!! O pessoal achou a água muito gelada, eu achei morna. Depois fomos ao parque de La Ciudadela fazer piquenique com Chris (minha conterrânea) e seus amigos brasileiros, aqui tenho falado mais em português, brasileiros estão por toda a parte. Também caminhamos pelo Port Olimpic (Olimpíadas 92) e terminamos o dia no cinema vendo El Labirinto de Fauno, entendi tudo. Há salas de cinema em toda parte.

Piquenique no Parc de La Ciudadela
Piquenique no Parc de La Ciudadela

Grátis em Barcelona – Diário de intercâmbio 7

No primeiro domingo do mês muitos museus são grátis. Visitei o Barbier-Mueller (arte pré-colombiana) e o Picasso, que é bem interessante para entender cada fase do pintor. Esses museus ficam no bairro Born, onde tem que estar sempre atento. Quase fui assaltada por lituanos, escapei porque fui mais rápida ao perceber o que acontecia do que eles de agirem, eram uns 10 e a rua estava movimentada.

Vexame no pingue-pongue
Vexame no pingue-pongue

Minha vida de bolsista na Europa continua tendo algumas regalias. Esta semana tive que me dividir em 2 eventos depois do trabalho. Teve campeonato de pingue-pongue com os colegas da Vasava, fui desclassificada na primeira etapa, perdi de 21×01, tanto em dupla quanto em single. Todos os dias teve tapas e cervejas, e bons prêmios para os vencedores. Foi muito divertido, mixaram música e fizeram munhequeiras personalizadas para cada jogador. Criaram uma animação com sonoplastia para acompanhar o jogo.

Campeonato de pingue pongue na Vasava
Campeonato de pingue pongue na Vasava
Na BCN Design Wee, um dos eventos grátis em Barcelona
Na BCN Design Wee

O outro evento foi a Design Week Barcelona, durante toda a semana tiveram ótimas palestras, mas eram muito caras, então participei dos metting points à noite. Eram palestras menores que terminavam com um coquetel (não precisei gastar com janta nesta semana). O último dia foi o melhor, uma carta de queijos e vinhos franceses excelentes. Esses encontros eram para os inscritos na Design Week, como não pediam comprovante para entrar, participei em todos.

A noite de Barcelona – Diário de intercâmbio 8

Alguns colegas de Madrid vieram passar o final de semana aqui, fizemos muita festa juntos aproveitando a noite de Barcelona. Fomos no Ovieja Negra, uma taberna tradicional, mas não gostei do tratamento, só falavam catalão e quando pedi o menu em espanhol me disseram que aqui não existia comida em espanhol e se eu estava na Catalunia teria que saber catalão. Não gostei, é um bar cheio de turistas não entendo como podem tratar os clientes assim.

Borrachos na noite de Barcelona
Borrachos

Outro lugar típico e mais simpático é a Champanharia, lotada de gente, tomei banhos de champanhe por causa do empurra-empurra, também, comprar uma garrafa de um bom champanhe e mais 2 bocadillos  custa 4 euros, saímos super alegres e cheirando a champanhe. Fomos na boate Apolo, foi legal pelo turma porque música eletrônica todo o tempo não dá.

Champanharia era um dos melhores na noite de Barcelona
Champanharia

Durante a semana a rotina continuou com muito trabalho de dia e turismo de noite. O evento com coquetel grátis desta semana foi a inauguração de uma exposição no Museu De Artes Decorativas que foi bastante interessante. Eram roupas, móveis e objetos com design simples, úteis e criativos.

Na sexta foi a festa de amigo invisible da Vasava, bem diferente porque ninguém sabe quem é seu amigo, deixamos os presentes em uma sacola sem que os outros vissem e depois fomos abrindo pelo nome, muitos aproveitam para sacanear, ganhei uma luminária em forma de aquário com peixinhos que nadam (que meigo, risos), mas não cabe na mala! Acabamos a noite muito alegres na boate Rasmatazz. Gostei mais que Apollo, tem vários ambientes e muito espaço, os colegas da Vasava preferem música eletrônica, entrei na onda deles. O Dj fazia muito sucesso, ficava num palco no meio de um show de luzes, as pessoas gritavam e pediam autógrafos (em leques espanhóis) como se fosse um cantor famoso. Era um DJ sueco que nunca ouvi falar.

A partir de Barcelona:


+ Tarragona
+ Figueres
+ Cadaques
+ Sitges

Notícias de Barcelona – Diário de intercâmbio 9

E vem mais notícias de Barcelona! Passei o final de semana sozinha, os outros foram viajar e decidi aproveitar bem a cidade, caminhei pelos bairros Gótico (arquitetura gótica mais conservado de toda a Europa), Raval e Born (bairro de imigrantes onde a mescla cultural é ainda mais presente. Entrei no mercado La Boqueria, na Rambla, é bem interessante e colorido, com frutas e comidas diferentes, tudo muito organizado. Fui nos museus Fundação Miró, MACBA (arte moderna) e Caixa Fórum. Conheci o Palau Da Musica (obra de Gaudí) e o Pueblo Español (uma cidade espanhola dentro da Catalunia que conserva os prédios antigos, tem lojas e bares legais).

Bairro Raval
Bairro Raval
Mercado La Boqueria
Mercado La Boqueria
Palau da Musica
Palau da Musica

Domingo levantei cedo e lembrei de chamar a Renata, outra bolsista brasileira morando por aqui. Aluguei uma bicicleta e pedalamos por todas as praias. Vimos uma manifestação de surfistas contra a construção de um espigão que acabaria com as ondas, não entendemos porque a praia é e sempre foi uma lagoa. O dia estava lindo e o passeio foi excelente.

Pueblo Español
Pueblo Español
Nem tão sozinha em Barcelona
Passeio de bicicleta

Continuei meu dia sozinha, fui na Sagrada Família, infelizmente não pode mais subir no topo pelas escadas, só com elevador e apenas 60 metros, deve ser pelas obras. Mesmo assim a vista é super, gostei dos vitrais e adorei o museu que explica a inspiração de Gaudí, mostrava maquetes em gesso de alguns detalhes e ao lado alguma planta ou animal, ou seja, todos os detalhes vieram da natureza. Estava tão cansada de caminhar e pedalar que quando fui sentar para ver um filme sobre o lugar acabei dormindo, sala escura com cadeira confortável…, comecei vendo em espanhol e quando acordei já era inglês, acho que dormi uns trinta minutos.

Obra de Gaudi
Sagrada Família

Notícias de Barcelona – Diário de intercâmbio 10

O melhor da capital catalã são as obras de Gaudí, a mescla cultural (tem o lado bom e o ruim) e a infraestrutura para pedalar, muitos só usam a bicicleta como meio de transporte.

Cidade vista do Parc Güel
Cidade vista do Parc Güel
Mendigo
Mendigo

Viver um tempo em Barcelona faz bem para qualquer designer, mas Madrid estaria entre minhas cidades escolhidas para morar, é a capital, é mais limpa, segura e organizada, tem trabalho e oportunidades. Barcelona é a maior concentração de designers, arquitetos e artistas do planeta, então o mercado esta saturado e não pára de chegar gente. Descobri que a maioria dos designers famosos daqui, são de outros países, muitos da argentina e norte da Europa. O design brasileiro esta bem conceituado, e as instituições de ensino também, principalmente pós-graduação.

Muros pichados em Grácia
Muros pichados em Grácia

Se eu morasse mais tempo aqui poderia mobiliar meu apartamento com os móveis que encontro pelas ruas. Todos os dias de noite vejo bons móveis jogados nas calçadas, principalmente no bairro de Grácia, onde estou. De noite também tem pouco espaço para pedestres nas calçadas, tudo lotado com motos e bicicletas estacionadas.

Na Rambla quando os bares fecham (1h30 da madrugada) aparece outro lado, o das drogas e prostituição, como em muitas cidades turísticas brasileiras. Existem mais muros e policiais que em outras cidades europeias. Aqui não tem violência, mas tem muito ladrão.

Bicicletas por todos os lados é cotidiano de Barcelona
Bicicletas por todos os lados

Tome Nota

Para economizar: descubra eventos e entre, os coquetéis sempre são bons. Uma fonte interessantes é o Guia del Ocio.

Veja outros posts e leia tudo o que precisa saber para planejar essa viagem em Destino Barcelona.

© Todos os direitos reservados. Fotos de Sebastian, Osmany Torres e Oswaldo Lópes.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, chip internacional e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » ESPANHA » BARCELONA » Cotidiano de Barcelona – Diário de intercâmbio

Prêmio Internacional

Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Fitur 2017
Melhor conteúdo em blogs de viagens pela Feira Internacional de Turismo de Madrid – Fitur 2017
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

7 Comments

  1. Ana Calderón Góngora Reply

    Roberta:

    Primero que nada quiero decirte que ME FASCINÓ TU BLOG, no lo había visto!

    Me dió tanto gusto recordar con las fotos que pusiste y revivir experiencias con el relato, que sí le entendí en su mayoría, no olvidaste los detalles que hicieron de ese viaje todo lo especial que fue.

    Tu blog me ha sacado tantas risas y por poco las lágrimas.

    Me volveré una lectora asidua… seguro.

    Ana Calderón Góngora

    • Roberta Martins Reply

      Gracias Ana, voy a visitarte en Mexico, me aguarde…

  2. Oieee..

    Guria..show de bola esta sua viagem! Adoro ver as fotos e histórias.. atualize sempre que puder, coloque mais fotos..E os gatos? Algum pra conta historia..hehe

    Aproveita muito por mim…! Quando vc retorna mesmo? Me envie um e-mail..saudades! bjs

    Karen – Floripa (muito sol e praia)

    • Roberta Martins Reply

      A correria é tanta que não sobra tempo, mas Madrid é paraíso, homens maravilhosamente charmosos.

  3. robertinha, a gabi vai te mandar depois para o endereço do hotmail o nome do teu amigo secreto.

  4. Show de bola! Depois que chegares quero saber todas as engraçada pessoalmente, hehehe Trabalha muito e te diverte bastante tb, só assim pra ter história.

    Inté.

    Sílvia.

Write A Comment