AQUÁTICAS

Minha primeira flutuação


A minha maior vontade em conhecer Bonito era poder mergulhar em rios cristalinos e nadar junto com peixes de água doce, uma experiência que ainda faltava nas minhas viagens. Comecei pela Barra do Rio Sucuri, continuei no Rio da Prata e por fim, o Aquário Natural.

Já segue @territorios no Instagram?

siga @territorios no Instagram

Read in English

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

Leia todos os artigos sobre o Mato Grosso do Sul

Alugue carro para ter mais liberdade 

Pesquise passagens

Corimbatá visto bem de perto
Corimbatá visto bem de perto
quero dicas do Brasil

Flutuação na Barra do Rio Sucuri

Gardênia, eu e Gledson
Gardênia, eu e Gledson

O passeio aconteceu na primeira hora da manhã, talvez por isso a água estava geladinha, apesar da roupa e sapato de neoprene, foi preciso um tempo para se acostumar aos cerca de 20 graus de temperatura.

Éramos sete amigos com prática em snorkel e não perdemos tempo testando o equipamento. O instrutor nos acompanhou na subida de barco pelo rio Sucuri e pediu que alguns ajudassem a remar contra a correnteza ou seria demorado chegar na melhor parte. No trajeto uma lontra cruzou o nosso caminho e se escondeu rapidamente, não teríamos visto se não fosse o guia e tão pouco conseguimos fotografá-la. Nesta flutuação não alcançamos a nascente, apenas chegamos perto descendo em uma plataforma.

Peixes ficam perto da vegetação
Peixes ficam perto da vegetação

A correnteza é forte e nos leva com rapidez, não precisa desviar de nada e em alguns trechos é muito bom a sensação de ser levada com velocidade. Só era ruim para tirar as fotos, não dava tempo de enquadrar e clicar, muitas saíram tremidas ou desfocadas. O instrutor nos acompanhou de barco e poderíamos ter pegado carona a qualquer momento. É um bom apoio para quem nunca fez e tem algum receio.

O fundo do rio Sucuri
O fundo do rio Sucuri
Instrutor acompanha no barco na Barra do Rio Sucuri
Instrutor acompanha no barco

A claridade embaixo d’água impressiona mesmo com o tempo nublado. Fruto do calcário, no solo da região, que filtra as impurezas e mantém as águas transparentes. O fundo do rio é de cor branca (o calcário) com poucas plantas e muitas conchas. Em alguns momentos o sol surgia deixando os raios tocarem o fundo e a paisagem mais vibrante. Tem que olhar também para os lados, aqui a maioria dos peixes fica perto da vegetação nas laterais. O rio Sucuri pareceu ter menos peixes que os outros, vale apenas para quem tem tempo para experimentar outras flutuações e não deve ficar por último.

Solo claro por causa do calcário - Barra do Rio Sucuri
Solo claro por causa do calcário

Outras surpresas do passeio no Rio Sucuri

Logo na entrada encontramos macacos pregos se alimentado e brigando entre si. Um deles carregava um filhote, mas foi embora quando nos aproximamos. É comum encontrar macacos e aves nas atrações, os funcionários preparam uma área e não deixam faltar comida para agradar os visitantes (turistas e animais).

Mãe carregando o seu filhote
Mãe carregando o seu filhote

Tome Nota Barra do Rio Sucuri

O total do passeio leva 2 horas formado por grupos de até 7 pessoas. Permitido para criança a partir dos 5 anos.  O uso do colete salva-vidas é obrigatório.

Como estrutura oferece armários com chave e vestiário com banho quente. Leve toalha, cueca/calcinha, pente, shampoo, creme sem enxágue e saia seco com o cabelo arrumadinho.

A BARRA DO SUCURI fica em uma propriedade privada localizada 16,5 km do centro da cidade. Agendamos previamente com uma agência que não existe mais.

Leia sobre outros passeios em Bonito:

Boca da Onça
Fazenda São Francisco
Parque das Cachoeiras

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » MATO GROSSO DO SUL » BONITO » Minha primeira flutuação
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

2 Comments

  1. Congrats on being a finalist! You have a great support base! Boa Sorte!
    Andy
    BackpackingDiplomacy.com

  2. Paula Natira Reply

    Vou acompanhar todos os post, já estou sonhando só com esta leitura!
    Aumenta mais minha vontade de conhecer Bonito!

Write A Comment