NOTÍCIAS

Do virtual ao real: encontros de viajantes


Das alegrias de ser blogueiro de viagem estão as amizades entre pessoas que, provavelmente, jamais se conheceriam se não houvesse a interação nas redes sociais unindo todos pela mesma paixão por viajar. E desta afinidade surgiram grupos, parceiros, projetos e os encontros de viajantes.

Esses encontros têm sido incríveis em vários aspectos e para diferentes públicos. Além de tornar real e fortalecer as amizades (antes apenas virtuais), é um dos melhores jeitos de conhecer ou revisitar um destino. Imagina um grupo de moradores querendo que os amigos visitantes tenham a melhor impressão da sua região sem perder o tom verdadeiro e informal. Eles se empenham na organização, buscam parceiros e, no final do roteiro, todos ficam satisfeitos.

Assim foi o Tchêncontro, evento realizado com sucesso no início de agosto com a presença de 32 viajantes vindos de todas as regiões do Brasil. Entre sexta e domingo fizeram turismo por Porto Alegre, Bento Gonçalves e Garibaldi publicando quase tudo em tempo real nas redes sociais.

Blogueiros de viagem reunidos para descobrir Porto Alegre no encontros de viajantes Tchêencontro
Blogueiros de viagem reunidos para descobrir Porto Alegre

Sabe porque 31/08 é o Dia do Blog?

Encontros de viajantes

Como TURISTA adoro conhecer cidades e culturas com os locais. A viagem fica mais interessante, sai do lugar comum e acaba sendo econômica. Tanto por estar em grupo quanto usar as dicas de quem vive por ali. E quando não é possível comparecer, viajo junto como seguidora e pretendo aproveitar as dicas na primeira oportunidade.

Como BLOGUEIRA é uma ocasião favorável para fazer contatos, se atualizar, ter novas ideias e gerar conteúdo. Alguns podem dizer que textos e fotos serão os mesmos e fica ruim para quem busca conteúdo exclusivo. Eu penso diferente. Depois de participar de várias viagens com blogueiros, enxergo como um grupo multidisciplinar se complementando e deixando tudo mais criativo e original. Igual nunca será porque é pessoal, cada um tem o seu olhar, jeito de escrever e gosto individual. O comum é eu me perguntar como não percebi aquele detalhe ou constatar como o outro pensa diferente quando vejo o que foi gerado pós viagem.

Como PUBLICITÁRIA vejo como uma campanha excelente para promover destinos, marcas apoiadoras e até os próprios blogueiros envolvidos. Por ser feita de forma coletiva e espontânea, o investimento como um todo é baixo e o alcance de público pode ser surpreendente. Mesmo que os blogs não tenham números expressivos, eles tem a fidelidade do seu leitor e juntos se complementam em diferentes meios de comunicação. E o resultado fica disponível por tempo indeterminado na internet.

Juntando os três lados, acho que os encontros de viajantes devem ser mais frequentes e com maior apoio de governos e empresas para criar algo ainda mais efetivo e justo para todos (sem jamais perder a essência nem a credibilidade do leitor). Afinal, organizar esses eventos consome muito tempo, assim como manter um blog e suas redes sociais atualizados é desgastante. Apesar de ser visto por alguns como só diversão, na verdade é um trabalho como qualquer outro feito com paixão e prazer. O diferencial é para alguns ter virado profissão ou vitrine e para outros continuar como hobby. Em ambos os casos é inegável a transformação para uma nova mídia alcançando resultados há pouco inimagináveis. Logo, é válido repensar as possibilidades, abrir um diálogo com os apoiadores e aproveitar as oportunidades. Concorda?

Glacy me entrega os produtos dela e da Claudia, que enviou a revista Mundo Afora impressa direto da Alemanha
Glacy me entrega os produtos dela e da Claudia, que enviou a revista Mundo Afora impressa direto da Alemanha

Inclusive, no Tchêncontro fiquei muito feliz e orgulhosa dos amigos empreendedores que estão criando produtos e serviços relacionados à viagem e usando o blog como canal de venda ou divulgação. Mesmo quem não estava fisicamente no encontro deu um jeito de estar presente enviando chocolates, vouchers, tags, revistas e livros impressos. É a economia criativa dando vida aos projetos motivada pela sinergia dos viajantes.

Alguns dos presentes de outros blogueiros e parceiros como recordação dos encontros de viajantes
Alguns dos presentes de outros blogueiros e parceiros do Tchêncontro que eu divulguei e trouxe para casa

Como participar de encontros de viajantes

E lembro que não precisa ter blog para participar ou interagir nesses encontros. Apesar de sempre ter um blogueiro de viagem na iniciativa, o importante é o espírito viajante. O primeiro do qual participei foi em São Paulo, organizado frequentemente pelo blog Quatro Cantos do Mundo há mais de cinco anos. Surgiu depois de dois casais terem se encontrado em uma volta ao mundo e sentirem a necessidade de continuar se encontrando pra falar sobre viagens. Este inspirou os encontros no Rio de Janeiro, organizados pelo Intrip, e foi um empurrão para formação de grandes amizades e diversas viagens em grupo.

Já o maior foi o Encontro Internacional de Blogueiros de Turismo em Foz do Iguaçu, éramos 50 discutindo sobre profissionalização e aproveitando em conjunto as atrações da região. Depois vieram encontros em Curitiba, São João Del Rey e Brasília, dos quais ainda não consegui participar. Bom que tem acontecido novas edições e já estou confirmada no próximo Curitiblogando, em Curitiba, e convido todos a nos acompanharem pelas redes sociais e blogs a partir de quinta 3/09.

Encontros de viajantes
Curitiblogando será oficialmente de 4 a 7 de setembro

Fotos de Roberta Martins e Alessandra Fratus.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » + » OPINIÃO » Do virtual ao real: encontros de viajantes
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment