AQUÁTICAS

Chapada dos Veadeiros em 5 cachoeiras


Acabei de voltar da Chapada das Mesas com mais vontade de conhecer todas as chapadas do Brasil. A primeira visita foi a Chapada dos Veadeiros em três dias com trilhas na chuva, no sol e muitas cachoeiras. Mas não todas porque são cerca de 200 e algumas continuam inexploradas (os guias locais dizem ser mais de 1000). Ou seja, preciso planejar uma nova ida, assim como programar viagens para a Diamantina e dos Guimarães.

No embalo dos recentes banhos de cachoeira, fui rever as publicações aqui no site e percebi como as quedas d’água que mais gostei na Chapada dos Veadeiros não tem o destaque merecido ou sequer aparecem nas fotos. Então este post é pra me redimir e citar aquelas que deu muita vontade de conhecer, mas o tempo não foi suficiente.

O texto continua após os serviços recomendados no destino.

AGILIZE SUA VIAGEM
Alugue carro para ter mais liberdade

Custa quase nada fazer o seguro viagem nacional

5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros

Vista da piscina natural da Cachoeira do Abismo, uma das 5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Vista da piscina natural da Cachoeira do Abismo
quero dicas do Brasil

1. Cachoeira do Abismo

Cachoeira do Abismo
Cachoeira do Abismo

Entre as melhores lembranças de tomar um banho de cachoeira, e não foram poucos, vem a visão de todo o cenário da Abismo. Depois de caminhar quilômetros no cerrado, aguentar o calor e constante subida, veio a visão do paraíso. Uma pequena queda d’água forma uma piscina com borda infinita a 1300 metros de altura. O primeiro mergulho é gelado, mas perfeito depois da trilha no sol. Em seguida, a vontade é só ficar ali contemplando a vista para a Chapada dos Veadeiros de dentro da água.

O banho na piscina natural da Cachoeira do Abismo
O banho na piscina natural da Cachoeira do Abismo

A Cachoeira do Abismo surge apenas no período das chuvas que vai de outubro a maio. O caminho para chegar até lá é combinado com a Trilha da Janela e são certa de 16 km ida e volta a partir da entrada do parque.  

A Janela, uma das 5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Vista para os Saltos do Rio Preto no Mirante da Janela

2 e 3. Saltos do Rio Preto

Na Trilha da Janela, uma parada no mirante para ver duas cachoeiras no Rio Preto. A primeira, Cachoeira do Garimpão, tem 80 metros de altura e forma uma piscina natural perfeita para o banho. A segunda, Salto do Rio Preto, tem 120 metros de altura e virou o cartão postal da Chapada dos Veadeiros. A vista é impressionante e um presente para quem alcança um dos pontos mais altos da Chapada logo após algumas horas de caminhada.

A vista da Janela é imperdível, mas o banho nessas cachoeiras deve ser maravilhoso. Escolhi a vista, para chegar perto tem que pegar outra trilha. O ponto fica 4 km da portaria do parque.  

Cachoeira das Cariocas, uma das 5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira das Cariocas dois dias depois da chuva

4. Cachoeira das Cariocas ou Carioquinha

Cachoeira das Cariocas em julho
Cachoeira das Cariocas em julho

A cachoeira com maior volume d’água entre as visitadas é mais uma das quedas do Rio Preto. É linda e assustadora ao mesmo tempo. São apenas 20 metros de altura, mas as nuvens pesadas ameaçando chuva junto com a proximidade deram o tom dramático à paisagem. O acesso é fácil, contudo, longo e escorregadio no trecho final que leva ao poço.

São 12 km ida e volta a partir da portaria do parque pela Trilha dos Cânions. 

5. Cachoeira do Segredo

Cachoeira do Segredo, uma das 5 cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Cachoeira do Segredo

Um belo poço para banho e 100 metros de queda escondidos próximo a vila de São Jorge, fora do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, formam a Cachoeira do Segredo. O atrativo recomendado pelos amigos ficou para a próxima ida por causa da chuva, mas continua no meu pensamento. A trilha vai costurando o Rio São Miguel obrigando a molhar os pés e ter habilidade em caminhar nas pedras soltas.

No período da seca a trilha é feita em 8 km ida e volta. Já na época de chuvas aumenta para 16 km se tornando a cachoeira com acesso mais difícil das mencionadas. Em veículo 4×4 tem como encurtar bastante o percurso. 

Qual dessas 5 cachoeiras você gosta mais ou tem vontade de conhecer? Deixe nos comentários.

Tome Nota

Quanto tempo ficar na Chapada: quatro dias seria o mínimo e uma semana o suficiente, mas não completo. 

Escolha entre diversas hospedagens no Booking.com.

Fotos de Roberta Martins, Leandro Gabrieli e Chapada Brasil Tours.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Você está em INICIAL » BRASIL » GOIÁS » CHAPADA DOS VEADEIROS » Chapada dos Veadeiros em 5 cachoeiras
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

1 Comment

Write A Comment