ITÁLIA

Arquitetura clássica em Vicenza


A vizinha de Veneza, Pádua e Verona é raramente incluída nos roteiros pelo norte da Itália, mas deveria. Pelo menos, eu considero Vicenza parada obrigatória para arquitetos, amantes da história e frequentadores de eventos culturais. É turística, mas sem filas ou pessoas enlouquecidas por tirar fotos nos lugares famosos. E os atrativos não são poucos, além de ser do tempo dos romanos, tem apenas o maior acervo de um dos grandes arquitetos da antiguidade – o renascentista Andrea Palladio. Quase todos Patrimônio Histórico da Unesco e em excelente estado de conservação.

Texto continua após serviços. Links podem nos gerar comissão, mas você não paga nada a mais por isso.

Leia todos os textos sobre a Itália

Itália é incrível para viajar de carro. Saiba o que precisa para alugar um no exterior

Agende tours, transfers e ingressos agora ou saiba como funciona

Acesso rápido: Personalidade | Roteiro | Tours | Dicas | Como chegar | Quando ir | Onde comer | Por onde começar

Adivinha quem é um dos responsáveis pela típica arquitetura de Veneza?

Estátua de Andrea Palladio em Vicenza
Estátua de Andrea Palladio

Andrea Palladio nasceu em Pádua e morreu em Vicenza no século XVI. O ajudante de pedreiro se destacou e conseguiu financiamento para estudar e mostrar o seu talento. Ele mesclava o estilo clássico com o seu próprio e deu origem ao Palladianismo, ou maneirismo. Padrão muito usado no Vêneto e em outros países da Europa e América do Norte. A Casa Branca, em Washington, é um exemplo inspirado no estilo. Foi Andrea Palladio quem teve a ideia de usar tijolo no lugar de pedra nas estruturas internas de prédios, desta forma, conseguiu mais agilidade e economia nas obras.

receba dicas da Europa por e-mail

Construído sobre as ruínas de um castelo medieval, tem na entrada um jardim com esculturas que leva para um grande salão com paredes e tetos decorados. O palco é a atração principal e exibe em exposição permanente a pintura em perspectiva que inaugurou o teatro. O cenário preservado mais antigo que se tem notícia. Desenhado por Vicenzo Scamozzi, traz a sensação de ver ruas a perder de vista no horizonte. É impressionante e dá vontade de ver um espetáculo ali. Ainda acontece, mas somente em momentos especiais.

SEGURO VIAGEM É OBRIGATÓRIO NA EUROPA. FAÇA O SEU AQUI!

Roteiro pela arquitetura clássica em Vicenza

Loggia del Capitaniato, de 1572, também é do arquiteto
Loggia del Capitaniato, de 1572, também é do arquiteto

A maioria das obras se concentra no centro histórico, mas tem vilas nos arredores. Melhor escolher o que deseja ver e organizar o tempo. Eu tinha algumas horas pela manhã e início da tarde antes de seguir pra Verona. Cheguei na estação de trem e fui direto para o Teatro Olímpico, onde peguei um mapa no escritório de turismo. Do teatro voltei a pé seguindo as indicações do mapa para percorrer as obras de Palladio.

Vale se perder pelas ruas, parar para um café, gelato e almoçar uma pizza. Não estava nos planos, mas impossível resistir ao aroma da pizza perto da hora do almoço, ainda mais por ser barato (menos de 3 euros) e dava pra comer a fatia enquanto caminhava.

Escultura no meio de Vicenza
Escultura no meio da cidade clássica
Ruas de Vicenza
Ruas de Vicenza


No trajeto não faltam detalhes arquitetônicos, ruas de pedra e até esculturas divertidas mais atuais. Teriam vários lugares para entrar e aproveitar exposições temporárias, livrarias e restaurantes, mas havia pouco tempo restante, então resolvi apenas passar na frente e fotografar com calma.

Duomo – Igreja de Santa Maria tem a cúpula e porta criada por Palladio. Em  Vicenza
Duomo – Igreja de Santa Maria tem a cúpula e porta criada por Palladio
Em um dos lados da Piazza dei Signori fica a Basilica Palladiana (séc. XVI) e a Torre Bissara (séc. XII). Em Vicenza
Em um dos lados da Piazza dei Signori fica a Basilica Palladiana (séc. XVI) e a Torre Bissara (séc. XII)

 

Tours e ingressos

Clique aqui se as imagens não aparecem no seu celular. Será direcionado para site parceiro do Territórios.

Tome Nota Vicenza

O Teatro Olímpico fica na Piazza Matteotti, 11. Abre de terça a domingo das 9h as 17h. Muitas partes ainda são originais, por isso é preciso caminhar com cuidado e respeitar os avisos.
Na Piazza dei Signori tem outro centro de informações turísticas e fica no caminho entre a estação de trem e o teatro.

Como chegar: trens partem diariamente de várias cidades próximas. Estava em Abano Terme e levei 1 hora pra chegar. De ônibus levaria 2h30 e de carro 30 minutos. São vários horários por dia.

Quando ir: fui em setembro e peguei tempo gelado e nublado. No verão parece ser mais interessante pelas programações culturais.

Fatia de pizza pra levar em Vicenza
Fatia de pizza pra levar
A alegria de comer sorvete na Itália
A alegria de comer sorvete na Itália

Onde comer: não gravei o nome da pizzaria, mas são várias opções. O sorvete sim, gelato artesanal e gourmet na Pretto. Na Contrà Muscheria, 12, a rede tem lojas em Milão, Bologna, Pádua, Ancona e Verona.

Para mais cidades na região, leia O que ver no Vêneto

Fotos de Roberta Martins e Leandro Gabrieli.

Gostou da informação e quer ver mais? Então, acesse o Google Notícias, selecione a opção “✩ Seguir” e não perca mais nenhuma novidade do Territórios no seu celular!

© Todos os direitos reservados. Fotos e relato 100% originais.

Para quem chegou até aqui, agradecemos por valorizar o nosso conteúdo. Diferente das grandes corporações de mídia, Territórios é independente e se financia por meio da sua própria comunidade de leitores e ouvintes. Você pode apoiar o nosso trabalho de diversas formas como:

1. Aproveitar os benefícios do financiamento coletivo

2. Levar nossos guias de viagem no celular

3. Contratar produtos e serviços recomendados através dos links nos artigos. Exemplos e como fazer: alugar veículos, reservar hospedagem e excursões, comprar seguro, dados de internet e moeda estrangeira, entre outros. A venda nos gera uma comissão sem aumentar o valor final, inclusive, repassamos os descontos para você.

A informação foi útil? Talvez queira apoiar e fazer parte da comunidade Territórios!

Compartilhe ideias e converse com outros leitores no grupo no Facebook ou acompanhe no Spotify e grupo de avisos do Whats App.

Por onde começar a planejar a viagem

  1. Se já sabe, se inscreva dizendo para onde será a próxima viagem e receba dicas exclusivas por e-mail.
  2. Quando a data estiver definida, pesquise as passagens áreas ou aluguel de carro. Mas antes de finalizar a compra, faça o seguro viagem quase simultaneamente para ter eventuais cancelamentos cobertos, além de assistência médica e perda de bagagem.
    2.1 Avalie levar dados de internet e vá comprando a moeda aos poucos.
  3. Então monte o roteiro e vá fazendo as reservas de hospedagem e passeios conforme o tempo disponível.
  4. Sem tempo para pesquisar? Clica no botão e preencha o formulário para entrarmos em contato com uma solução para você.
Inscrição para participar da viagem

A seguir deixo mais links sobre essa mesma região ou experiência.

^ Voltar início ^

Você está em INICIAL » ITÁLIA » VICENZA » Arquitetura clássica em Vicenza
Roberta Martins

Comunicadora, idealizadora deste site, fotógrafa e guia de turismo. Há 16 anos relata suas experiências de viagem focando em cultura e aventura. Saiba mais na página da autora. Encontre no Instagram

Write A Comment